Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.
Veja as estreias desta quinta-feira, 30 de março:
*
“Os Cinco Diabos”
[Les cinc diables, França, 2022]
Vicky é uma garota solitária que possui um dom mágico: pode reproduzir qualquer perfume. Ela capturou, por exemplo, o perfume da mãe, Joanne, por quem nutre um amor selvagem e excessivo, Quando a irmã de seu pai, Julia, aparece em sua vida, Vicky reproduz seu cheiro e é transportada para memórias sombrias, que a levam a descobrir os segredos de sua aldeia, sua família e sua própria existência. Protagonizado por Adèle Exarchopoulos, Sally Dramé e Swala Emati, o filme é escrito e dirigido por Léa Mysius.
“A Garota Radiante”
[Une jeune fille qui va bien, França, 2021]
Irene é uma garota judia cheia de energia, que quer ser atriz e leva a vida com a despreocupação característica da juventude. Porém, ela não sabe que seus dias podem estar contados. Escrito e dirigido por Sandrine Kiberlain, é protagonizado por Rebecca Marder.
“A Esposa de Tchaikovsky”
[Zhena Chaikovskogo, Rússia/França/Suíça, 2022]
A história do conturbado casamento da aristocrata Antonina Miliukova (1848-1917) com o compositor russo Pyotr Tchaikovsky (1840-1893). Protagonizado por Alyona Mikhailova e dirigido por Kirill Serebrennikov.
“Um Par para Chamar de Meu”
[Brasil, 2022]
Depois da morte do marido, Eni Spinelli se viu sem par – de dança e de vida. Ela decidiu resolver parte do problema contratando um personal dancer, nome que se dá aos jovens de 25 a 40 anos, em geral periféricos, que cobram em média 250 reais por noite para levar mulheres mais velhas para dançar. Neste filme, a diretora Kelly Cristina Spinelli acompanha sua mãe e outras mulheres que saem com personal dancers.
“A Primeira Comunhão”
[La Niña de la Comunión, Espanha, 2022]
Espanha, final dos anos 1980. Recém-chegada a uma pequena cidade na província de Tarragona, Sara tenta se entrosar com os outros adolescentes. Uma noite, ela e sua amiga Rebe saem juntas e, a caminho de casa, encontram uma menina segurando uma boneca, vestida para sua primeira comunhão. Então, um pesadelo começa. Protagonizado por Carla Campra e Aina Quiñones, o filme é dirigido por Víctor García.
“Um Samurai em São Paulo”
[Brasil, 2022]
O japonês Taketo Okuda (1942-2022) foi um dos grandes mestres de karatê dos nossos tempos. Marcado pela infância na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e preparado para ser um guerreiro, Okuda foi enviado ao Brasil para difundir a arte marcial das mãos vazias. Sua trajetória, de professor de campeões a um mestre em busca da transcendência, é narrada por uma de suas alunas, a diretora Débora Mamber Czeresnia.
“O Urso do Pó Branco”
[Cocaine Bear, EUA, 2023]
Um excêntrico grupo de policiais, criminosos, turistas e adolescentes converge em uma floresta da Geórgia, nos Estados Unidos, onde a queda de um avião levou um urso a consumir cocaína. Dirigido por Elizabeth Banks.