Toda semana o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou centrados em mulheres que chegam às salas do Brasil. Veja as estreias desta quinta-feira, 2 de maio.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
“Amanda” – [França, 2018]
David leva a vida com empregos temporários. Solitário e sonhador, ele se apaixona por Lena, uma vizinha recém-chegada. Sua vida muda de rumo com a morte da irmã mais velha, que o torna responsável pela criação e educação de sua sobrinha de sete anos, Amanda. Maud Ameline divide o roteiro com o diretor Mikhaël Hers.
“Entardecer” – [Napszállta, Hungria/França, 2018]
Em 1913, durante o declínio do Império Austro-Húngaro, uma jovem mulher (Juli Jakab) retorna a Budapeste, cidade em que nasceu, depois de anos vivendo em um orfanato. Ela começa a trabalhar na loja de chapéus de parentes distantes sem que eles saibam desta conexão. Estrelado por Juli Jakab e dirigido por László Nemes.
“Mademoiselle Paradis” – [Áustria/Alemanha, 2018]
Viena, 1777. A pianista cega Maria Theresia Paradis (Maria Dragus) é levada ao controverso médico Franz Anton Mesmer e se junta a um grupo de pacientes extravagantes. Ela aproveita a liberdade que nunca teve, mas percebe que se o tratamento lhe permite recuperar a visão, também a faz perder sua virtuosidade musical. Direção de Barbara Albert, que divide o roteiro com Kathrin Resetarits.
“A Sombra do Pai” – [Brasil, 2018]
Dalva (Nina Medeiros) tem apenas nove anos, mas é obrigada a virar “o adulto da casa”: sua mãe morreu, seu pai está doente e sua tia deixa a casa para se casar. Com a inversão da ordem natural das coisas, a infância se torna uma saga e a paternidade, uma condenação. Novo longa-metragem de Gabriela Amaral Almeida, diretora de O Animal Cordial (2018). Leia a crítica do filme e assista a uma entrevista com a cineasta.
“Tudo o que Tivemos” – [What They Had, EUA, 2018]
Bridget (Hilary Swank) volta para Chicago, sua cidade natal, quando sua mãe diagnosticada com Alzheimer desaparece durante uma nevasca. Acompanhada da filha adolescente, ela é chamada para ajudar a decidir o futuro da mãe: de um lado, o pai diz que ela deve permanecer em casa; do outro, o irmão quer enviá-la a uma casa de repouso. Escrito e dirigido por Elizabeth Chomko.
Observação: alguns filmes não estreiam em todas as praças. Consulte a programação da sua cidade.