Cinco adolescentes que lidam com a maternidade estão no centro de Jovens Mães, premiado filme dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne que é um dos principais destaques do Festival de Cinema Francês do Brasil. O Mulher no Cinema divulga uma cena inédita do longa, que está sendo exibido em 89 salas do País.
Leia também: 10 filmes para ver no Festival de Cinema Francês do Brasil
Faça parte: Apoie o Mulher no Cinema e acesse conteúdos exclusivos
A trama acompanha Jessica (Babette Verbeek), Perla (Lucie Laruelle), Julie (Elsa Houben), Ariane (Janaïna Halloy Fokan) e Naïma (Samia Hilmi), que vivem juntas em um abrigo para mães adolescentes na região de Liège, na Bélgica. Cada uma à sua maneira, elas enfrentam as consequências da maternidade precoce e tentam cuidar dos filhos ao mesmo tempo em que lidam com suas próprias ausências e feridas.
Veja, em primeira mão, uma cena de Jovens Mães:
Escolhido para representar a Bélgica na busca por uma indicação ao Oscar de filme internacional, Jovens Mães foi filmado em locações reais e tem elenco majoritariamente formado por atrizes estreantes. O longa fez sua estreia mundial no Festival de Cannes, onde recebeu o prêmio de melhor roteiro e o Prêmio do Júri Ecumênico.
No Brasil, a primeira exibição ocorreu durante a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que homenageou os irmãos Dardenne com o Prêmio Humanidade, por seu “empenho em expor o que a sociedade muitas vezes tenta deixar de lado” e por um cinema “que se interessa pelas pessoas e seus gestos que resistem”.
Jovens Mães segue em exibição no Festival de Cinema Francês do Brasil, que ocorre em mais de 50 cidades brasileiras, até o dia 10 de dezembro. A lista de municípios participantes, bem como dia, horário e local das sessões, pode ser consultada no site do festival.
A estreia comercial nos cinemas será em 1º de janeiro de 2026, com distribuição da Vitrine Filmes.