5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em dezembro

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Itaú Cultural Play, Sesc Digital, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.

Entrevista: Teona Mitevska fala sobre Deus É Mulher e Seu Nome É Petúnia
Apoie:
Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja as recomendações para o mês de dezembro:

*

“Clube da Luta para Meninas”
[Bottoms, EUA, 2023]
Disponível no Amazon Prime Video

Josie e PJ são consideradas “lésbicas sem talento” no colégio onde estudam. Para ganhar a atenção das garotas populares, elas criam um clube da luta para mulheres. Dirigido por Emma Seligman.


“Deus É Mulher e seu Nome É Petúnia”
[Gospod postoi, imeto i’ e Petrunija, Macedônia do Norte/Bélgica/França/Croácia/Eslovênia, 2019]

Disponível no Belas à La Carte

Em uma pequena cidade da Macedônia, uma tradição se repete anualmente: o padre joga uma cruz no rio e quem a recuperar terá boa sorte. Apenas homens podem participar, mas, um dia, Petúnia mergulha na água e agarra a cruz, provocando reações violentas. Dirigido por Teona Strugar Mitevska – leia a entrevista com ela.


“A Ilha de Bergman”
[Bergman Island, França/Bélgica/Alemanha/Suécia/México, 2021]
Disponível na MUBI

O casal de cineastas Chris e Tony viaja até a ilha de Fårö, onde viveu e morreu Ingmar Bergman, para trabalhar em novos roteiros. Chris está em crise criativa e busca sua voz como diretora, enquanto seu marido já tem carreira estabelecida. Aos poucos, ficção e realidade começam a se confundir. Dirigido por Mia Hansen-Løve.


“Nyad”
[EUA, 2023]
Disponível na Netflix

Longa-metragem inspirado na história real da americana Diana Nyad, que aos 64 anos realizou o sonho de nadar 177 quilômetros no perigoso mar aberto entre Havana, em Cuba, e Key West, no estado americano da Flórida. Direção de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin.


“Rainha”
[Brasil, 2016]
Disponível na Embaúba Play e na Spcine Play

Rita tem o sonho de se tornar a rainha de bateria da escola de samba de sua comunidade. Mas para chegar a esse objetivo, ela terá de vencer obstáculos e lutar contra forças obscuras. Dirigido por Sabrina Fidalgo.

Top