Produtora de “Nomadland”, Frances McDormand tem dupla indicação no Oscar

Frances McDormand já levou dois Oscar para casa, mas tem boas chances de aumentar a coleção em 2021: como protagonista e produtora de Nomadland, ela disputa tanto na categoria de melhor atriz como também na de melhor filme. As indicações foram divulgadas nesta segunda-feira (15).

Oscar 2021: Veja a lista completa com todas as mulheres indicadas
Leia também: Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputará Oscar de direção
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

De acordo com a revista Variety, esta é a primeira vez que uma mulher concorre como produtora e atriz no mesmo ano e pelo mesmo filme. Este cenário, no entanto, já aconteceu várias vezes com artistas homens como Warren Beatty, Clint Eastwood e Bradley Cooper.

Barbra Streisand e Oprah Winfrey também já concorreram como atrizes e produtoras, mas não receberam as indicações por um só filme como no caso de McDormand. Streisand ganhou como atriz por Funny Girl: A Garota Genial (1968) e concorreu como produtora por O Príncipe das Marés (1991); Winfrey concorreu como atriz coadjuvante por A Cor Púrpura (1986) e como produtora por Selma – Uma Luta Pela Igualdade (2014).

Uma eventual vitória de McDormand como atriz a colocaria num seleto grupo de apenas cinco artistas ganhadores de três Oscar de atuação: Ingrid Bergman, Walter Brennan, Daniel Day-Lewis, Jack Nicholson e Meryl Streep. Ela ficaria atrás apenas de Katharine Hepburn (1907-2003), que ganhou quatro.

As outras vitórias de McDormand no Oscar foram por Fargo (1996) e Três Anúncios para um Crime (2018). Ao agradecer este último prêmio, ela movimentou Hollywood ao citar o termo “inclusion rider” em seu discurso. Trata-se de uma cláusula que os artistas podem usar para ajudar a tornar as equipes mais inclusivas, e que já foi usada na produção brasileira De Perto Ela Não É Normal. Para saber mais sobre a cláusula, leia a entrevista do Mulher no Cinema com uma de suas criadoras, Fanshen Cox DiGiovanni. 

As indicações ao Oscar foram anunciadas nesta segunda-feira (15). Pela primeira vez em 93 anos, mais de uma mulher vai disputar o prêmio de direção: no caso, Chloé Zhao, por Nomadland, e Emerald Fennell, por Bela Vingança. Zhao também é a primeira mulher não branca a concorrer na categoria.

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todo o calendário do Oscar está mais atrasado do que o normal. A cerimônia deste ano será realizada em 25 de abril.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
+ Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
+ Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
+ Viola Davis torna-se a atriz negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
+
Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
+ Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem
+ Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário
+ Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
+ Veja todas as diretoras que já concorreram a filme internacional

Top