Pela segunda vez em 94 anos, uma mulher vai disputar o Oscar de direção de fotografia

Pela segunda vez em 94 anos, uma mulher vai disputar o Oscar de direção de fotografia. A australiana Ari Wegner está entre os cinco indicados ao prêmio deste ano pelo trabalho no filme Ataque dos Cães, dirigido por Jane Campion e disponível no catálogo da Netflix.

Leia também: Jane Campion disputa Oscar de direção pela segunda vez
Saiba mais: 10 filmes com mulheres na direção de fotografia para ver no streaming
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Os concorrentes ao Oscar 2022 foram anunciados nesta terça-feira (8). Ataque dos Cães é o líder de indicações, com 12, incluindo melhor filme, melhor direção e melhor roteiro adaptado. Wegner vai disputar o troféu de fotografia com Greig Fraser (Duna), Dan Lausten (O Beco do Pesadelo), Bruno Delbonnel (A Tragédia de Macbeth) e Janusz Kaminski (Amor, Sublime Amor).

Antes de Wegner, a única outra diretora de fotografia reconhecida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega do Oscar, fora a americana Rachel Morrison, em 2018, por Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi, dirigido por Dee Rees. De acordo com a rede CNN, a direção de fotografia é a única categoria do Oscar que ainda não premiou uma mulher.

A função é uma das que apresenta os dados mais desiguais no que diz respeito à gênero. De todos os 250 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2021, apenas 6% tinham mulheres na direção de fotografia, de acordo com pesquisa do Centro para o Estudo da Mulher na Televisão e no Cinema da Universidade Estadual de San Diego. Wegner tem boas chances no Oscar 2022, já que recebeu vários prêmios da crítica e foi indicada também ao prêmio da Sociedade Americana de Diretores de Fotografia.

Nascida em Melbourne, em 1984, a australiana começou a carreira no início dos anos 2000 e estreou no longa-metragem com The Tragedy of Hamlet Prince of Denmark (2007), de Oscar Redding. O trabalho em Lady Macbeth (2016), de William Oldroyd, ajudou a projetar sua carreira, assim como Zola (2020), de Janicza Bravo, sucesso do cinema independente inspirado na história de uma stripper contada em um fio no Twitter.

Ataque dos Cães é o maior projeto de Wegner até agora, uma adaptação de Campion para o romance homônimo de Thomas Savage (1915-2003). A trama é centrada em Phil Burbank (Benedict Cumberbatch), um fazendeiro temido por todos ao seu redor. Um dia, seu irmão George (Jesse Plemons) decide se casar e levar a mulher, Rose (Kirsten Dunst), para viver na fazenda com eles. Phil, então, começa a atormentá-la.

A entrega do Oscar será em 27 de março.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2022:
+ Dos 10 indicados ao Oscar de melhor filme, dois são dirigidos por mulheres
+ Mulheres dominam categoria de roteiro adaptado no Oscar 2022
+ Pela primeira vez desde 2015, nenhuma diretora concorre a filme internacional

Top