Mulheres no Oscar: Conheça – e ouça – as indicadas na categoria de canção original

Aquecendo os motores para o Oscar 2020, que ocorre em 9 de fevereiro, o Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais indicadas em cada uma das categorias.

Oscar 2020: Confira a lista completa com todas as mulheres indicadas
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Já falamos sobre as mulheres que concorrem a melhor filmeatriz, atriz coadjuvanteroteiro originalroteiro adaptadoanimaçãodocumentáriofilme internacionalmontagemfigurinocabelo e maquiagem e design de produção. A categoria agora é canção original, e três das cinco músicas indicadas têm ao menos uma mulher no time de compositores. No total, há três mulheres entre os oito indivíduos indicados. Abaixo, saiba mais sobre elas e ouça a playlist com as canções indicadas em 2020 e nos anos anteriores:


Cynthia Erivo, por “Stand Up”, de Harriet
Também indicada ao Oscar de atriz, nasceu em Londres em 1987 e estudou na Real Academia de Arte Dramática. Atuou nos palcos britânicos até estrear na Broadway em 2015 com A Cor Púrpura, que lhe rendeu o Tony, o Grammy e o Emmy. Estreou no cinema com As Viúvas e Maus Momentos no Hotel Royale, ambos de 2018. É a intérprete de “Stand Up” e divide a indicação com Joshuah Brian Campbell.


Diane Warren, por “I’m Standing With You”, de Superação
Disputou o Oscar outras 10 vezes, inclusive em 2018 e 2019, por canções de filmes como Manequim (1987), Armageddon (1998), Música do Coração (1999), Pearl Harbor (2001), Nos Bastidores da Fama (2014), The Hunting Ground (2015) e A Juíza (2019). Americana, foi gravada por Whitney Houston, Beyoncé, Aretha Franklin, Aerosmith, TLC, Celine Dion e mais. Chrissy Metz canta “I’m Standing With You”.


Kristen Anderson-Lopez, por “Into the Unknown”, de Frozen 2
Nascida nos EUA em 1972, estudou teatro e psicologia. É cocriadora dos musicais In Transit e Up Here e compositora de canções para filmes como O Ursinho Pooh (2011) e A Broadway Lullaby (2012). Divide a terceira indicação ao Oscar com o marido, Robert Lopez – eles ganharam com “Let It Go”, de Frozen (2013), e “Remember Me”, de Viva: A Vida É uma Festa (2017). Idina Menzel e AURORA cantam “Into the Unknown”.


Ouça a playlist com as principais mulheres indicadas ao Oscar de canção original:
* e siga o Mulher no Cinema no Spotify! *


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

* O Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2020 até 7/2. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

Top