Mulheres no Oscar: Conheça – e ouça – as indicadas na categoria de canção original

Aquecendo os motores para o Oscar 2021, que ocorre em 25 de abril, o Mulher no Cinema publica, diariamente, breves perfis de todas as profissionais indicadas em cada uma das categorias.

Leia também: Como assistir aos filmes indicados ao Oscar 2021
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Já falamos sobre as indicadas a melhor filmedireçãoatrizatriz coadjuvanteroteiro adaptadoroteiro originalfilme internacionaldocumentárioanimaçãomontagemdesign de produçãofigurinocabelo e maquiagem, som e efeitos visuais. A categoria da vez é canção original e três das cinco músicas indicadas têm ao menos uma mulher no time de compositores. No total, há cinco mulheres entre os 12 indivíduos indicados – e com exceção de Diane Warren, todas concorrem pela primeira vez.

Saiba mais sobre elas e ouça a playlist com as canções indicadas ao Oscar neste e em outros anos:

*

Celeste Waite, por “Hear My Voice”, da trilha de Os Sete de Chicago
Nasceu nos EUA em 1994, mas aos três anos se mudou para a Inglaterra, onde cresceu. Compondo e cantando desde a adolescência, em 2014 começou a gravar vocais para produtores de música eletrônica. Em 2016 lançou seu primeiro EP, The Milk & the Honey, e em 2021, seu primeiro álbum, Not Your Muse. Além de interpretar “Hear My Voice”, ela também é autora da letra em parceria com Daniel Pemberton.


Diane Warren, por “Io Sì (Seen)”, da trilha de Rosa e Momo
Disputou o Oscar outras 11 vezes, inclusive em 2018, 2019 e 2020, por canções de filmes como Manequim (1987), Armageddon (1998), Música do Coração (1999), Pearl Harbor (2001), Nos Bastidores da Fama (2014), The Hunting Ground (2015) e A Juíza (2019). Americana, foi gravada por Whitney Houston, Beyoncé, Aretha Franklin, Aerosmith, TLC, Celine Dion e mais. Quem canta “Io Sì (Seen)” é Laura Pausini.


H.E.R., por “Fight For You”, da trilha de Judas e o Messias Negro
Gabriella Sarmiento Wilson, mais conhecida como H.E.R., é americana e tem 23 anos. Começou a carreira musical na infância e a partir de 2016 lançou EPs que depois foram compilados no álbum H.E.R., premiado com o Grammy. Em 2021, ganhou o troféu de canção do ano na mesma premiação por “I Can’t Breathe”. Além de interpretar “Fight For You”, também escreveu a letra com Tiara Thomas e a música com Dernst Emile II.


Laura Pausini, por “Io Sì (Seen)”, da trilha de Rosa e Momo
Italiana, 46 anos, tornou-se sucesso internacional ao vencer o Festival de Sanremo de 1993 com a canção “La Solitudine”. No mesmo ano lançou o primeiro álbum, Laura Pausini. Gravou em várias línguas, inclusive o português, e ganhou o Grammy de melhor álbum de pop latino por Escucha (2004), com músicas em espanhol. Além de intérprete de “Io Sì (Seen)”, também é autora da letra ao lado de Diane Warren.


Tiara Thomas, por “Fight For You”, da trilha de Judas e o Messias Negro
Americana, 31 anos, ficou conhecida em 2013 quando colaborou com Wale nas canções “The Cloud” e “Bad”. No mesmo ano, lançou o EP Dear Sallie Mae. Sua frequente colaboração com a cantora H.E.R. tem rendido bons frutos: elas ganharam o Grammy 2021 de canção do ano com “I Can’t Breathe” e, agora, concorrem ao Oscar por “Fight For You”. Juntas elas também escreveram “Slide” e “Lost Souls”, entre outras.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

* O Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2021 até 23/4. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputa Oscar de direção
Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
Viola Davis torna-se a atriz negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem

Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário

Top