Mulheres no Oscar: Conheça as indicadas nas categorias de roteiro

Aquecendo os motores para o Oscar 2020, que ocorre em 9 de fevereiro, o Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais indicadas em cada uma das categorias.

Oscar 2020: Confira a lista completa com todas as mulheres indicadas
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Já falamos sobre as mulheres que concorrem a melhor filmemelhor atriz e melhor atriz coadjuvante. Agora é a vez das categorias de roteiro, na qual há apenas duas mulheres entre os 13 indivíduos indicados. Entre os dez longas que concorrem aos prêmios de roteiro adaptado e original, Adoráveis Mulheres é o único que foi exclusivamente escrito por mulheres. Saiba mais sobre as indicadas:


ROTEIRO ADAPTADO

Greta Gerwig, por Adoráveis Mulheres
Nascida em Sacramento, na Califórnia, em 1983, começou a carreira como atriz. Protagonizou e coescreveu filmes como Hanna Sobe as Escadas (2007), de Joel Swanberg, e Frances Ha (2012), de Noah Baumbach. Em 2018, foi indicada ao Oscar de direção e roteiro por Lady Bird. Outros trabalhos como roteirista incluem Northern Comfort (2010) e Nights and Weekends (2008), que também codirigiu. Saiba mais


ROTEIRO ORIGINAL

Krysty Wilson-Cairns, por 1917
Nasceu em Glasgow em 1987. Estudou cinema no Conservatório Real da Escócia e roteiro na Escola Nacional de Cinema e TV de Londres. Escreveu curtas como All Men’s Dead (2012) e Fink (2013), e entrou para a equipe de roteiristas da série Penny Dreadful (2016), da qual Sam Mendes era produtor executivo. Com ele escreveu 1917, seu primeiro longa, que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

* O Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2020 até 7/2. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

Deixe um comentário

Top