Mulheres no Oscar: Conheça as indicadas nas categorias de curta-metragem

Aquecendo os motores para o Oscar 2020, que ocorre em 9 de fevereiro, o Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais indicadas em cada uma das categorias.

Oscar 2020: Confira a lista completa com todas as mulheres indicadas
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Já falamos sobre as mulheres que concorrem a melhor filmeatriz, atriz coadjuvanteroteiro originalroteiro adaptadoanimaçãodocumentáriofilme internacionalmontagemfigurinocabelo e maquiagemdesign de produção, canção original, trilha sonora original e edição de som.

Desta vez o assunto é curta-metragem! Na categoria de curta de documentário, quatro dos cinco indicados são dirigidos ou codirigidos por mulheres; na de curta de animação, são três de cinco; e na de curta de live-action, dois de cinco. No total, há 14 mulheres entre os 26 indivíduos indicados. Saiba mais sobre elas:


CURTA DE LIVE-ACTION

Delphine Girard, por Une Souer
Nasceu em Québec, no Canadá, e depois se mudou para a Bélgica, onde trabalha na produtora Versus. Estudou atuação e trabalhou como atriz durante vários anos, e posteriormente decidiu fazer o curso de direção do Instituto Superior de Artes em Bruxelas. Escreveu e dirigiu três curtas: Monstre (2014), Caverne (2017) e Une Souer (2019), pelo qual recebeu a primeira indicação ao Oscar. 

Maria Gracia Turgeon, por Brotherhood
Canadense, começou a carreira em Montreal e em 2017 fundou a produtora Midi La Nuit. Produziu curtas como Born in the Maelstrom (2017), How Tommy Lemenchick Became a Grade 7 Legend (2018) e Brotherhood (2018), pelo qual concorre ao Oscar pela segunda vez na carreira. A primeira foi no ano passado, nesta mesma categoria, por Fauve, dirigido por Jérémy Comte.

Meryam Joobeur, por Brotherhood
Nasceu nos Estados Unidos, mas morou muito tempo na Tunísia, país natal de seu pai. Hoje, vive em Montreal, no Canadá. Estudou na Escola de Cinema Mel Hoppenheim, divisão da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Concordia, e também dirigiu os curtas Gods, Weeds and Revolutions (2012), Deux mondes (2015) e Born in the Maelstrom (2017). Esta é sua primeira indicação ao Oscar.


CURTA DE ANIMAÇÃO

Daria Kashcheeva, por Dcera
Nasceu no Tajiquistão e atualmente é aluna do curso de animação da Escola de Cinema e Televisão da Academia de Artes Performáticas de Praga, na República Tcheca. Com o curta-metragem Dcera, ganhou o prêmio de Melhor Filme Estudantil no Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França, e recebeu sua primeira indicação ao Oscar. Também escreveu e dirigiu o curta To Accept (2017).

Karen Rupert Toliver, por Hair Love
Vice-presidente executiva de criação da Sony Pictures Animation, é responsável por supervisionar diferentes projetos do estúdio, recrutar novos talentos e adquirir propriedade intelectual, entre outras funções. Antes de chegar à Sony, foi produtora executiva na
 Disney e produtora na Fox Animation. Concorre ao Oscar pela primeira vez por Hair Love, que ela produziu e Matthew A. Cherry dirigiu.

Kathryn Hendrickson, por Kitbull
Estudou Cinema e Televisão na Universidade da Califórnia. Em 2012 entrou na Pixar como estagiária de produção, e desde 2016 é chefe de departamento no mesmo estúdio. Disputa o Oscar pela primeira vez por Kitbull, filme que ela produziu e que foi dirigido por Rosana Sullivan. Também foi produtora associada do curta Poison Inc. (2010) e produtora de What Is This Night! (2011).

Rosana Sullivan, por Kitbull
Americana, estudou na Universidade de São Francisco e trabalhou no estúdio de games Kabam antes de entrar para o time da Pixar em 2011. Como integrante do departamento de animação, participou do desenvolvimento de filmes como Universidade Monstros (2013) e Os Incríveis 2 (2018). Kitbull é o seu primeiro curta-metragem como diretora e também já lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar.

Siqi Song, por Sister
Nasceu e cresceu na China, e agora vive em Los Angeles, nos Estados Unidos. Cursou a Academia Central de Belas Artes da China e depois estudou cinema no Instituto de Artes da Califórnia, especializando-se em animação experimental. Seu principal método de animação é o stop motion. É diretora de Sister (2018), pelo qual disputa o primeiro Oscar. Também dirigiu Encounter (2012), Food (2014) e The Coin (2019).


CURTA DE DOCUMENTÁRIO

Carol Dysinger, por Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)
Começou a carreira nos anos 1980, fazendo trabalhos como roteirista, diretora e montadora. Em 2010 dirigiu Camp Victory, Afghanistan, longa de documentário que integrará uma trilogia sobre o Afeganistão. O segundo título, One Bullet Afghanistan, está em pós-produção. Concorre ao Oscar pela primeira vez por seu curta Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl).

Colette Sandstedt, por Walk Run Cha-Cha
Estudou na Universidade de Berkeley e no American Film Institute e produz conteúdo documental e de ficção para cinema, televisão, plataformas digitais e realidade virtual. Um de seus primeiros trabalhos foi a série Os Caçadores de Mitos, em 2004, e um dos mais famosos é a série Dark Minds (2014), da qual dirigiu vários episódios. Concorre ao Oscar pela primeira vez como produtora de Walk Run Cha-Cha, dirigido por Laura Nix.

Elena Andreicheva, Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)
Nascida em Kiev, na Ucrânia, mas hoje vivendo em Londres, estudou Física e Jornalismo Científico. Depois de fazer pesquisa para um livro de Nick Rosen, passou a desenvolver conteúdo para emissoras de TV, produtoras e instituições, focando principalmente no documentário. Concorre ao primeiro Oscar no papel de produtora, mas também dirigiu os curtas Polish Go Home (2016) e The World According to Mr O’Neil (finalizado).

Kristine Samuelson, por A Vida em Mim
Professora emérita da Universidade de Stanford, dá aulas sobre documentário há mais de 30 anos. Foi indicada ao oscar pela primeira vez em 1976 pelo curta Arthur and Lillie, produzido por ela e dirigido por Jon Else. Agora, recebe a segunda por A Vida em Mim, que produziu e dirigiu ao lado de John Haptas. Outros trabalhos na direção incluem I Can See Everything (2008) e Barn Dance (2013).

Laura Nix, por Walk Run Cha-Cha
Diretora, roteirista e produtora, trabalha com documentário e ficção. Foi ganhadora do prêmio Chicken & Egg de diretora revelação, entregue anualmente a cinco cineastas que vivem nos Estados Unidos. Entre seus trabalhos como diretora estão The Politics of Fur (2002), The Light In Her Eyes (2011), The Yes Men Are Revolting (2014) e Inventing Tomorrow (2018). Concorre ao Oscar pela primeira vez.

Smriti Mundhra, por St. Louis Superman
Filha do diretor indiano Jag Mundhra (1948-2011), estudou cinema na Universidade de Columbia, em Nova York. Estreou no cinema produzindo Bomb the System (2002) e tem três filmes como diretora: A Suitable Girl (2017), #EqualNotLoose Bumble India (2018) e St. Louis Superman (2019), uma parceria com Sami Khan. Por este curta, que também produziu, disputa o Oscar pela primeira vez.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images; foto topo: Siqi Song

* O Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2020 até 7/2. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

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