Mulheres dirigiram 46% dos documentários que buscam indicação ao Oscar 2021

Mulheres dirigiram ou codirigiram 110 dos 238 filmes que buscam uma indicação ao Oscar de melhor documentário em 2021, segundo levantamento feito pelo Mulher no Cinema a partir da lista divulgada pela Academia de Ciências Cinematográficas. Trata-se do equivalente a 46,2%.

Este é o maior índice desde que o levantamento começou a ser feito, em 2016. Está acima dos 34% registrados nos concorrentes ao Oscar 2020 e dos 40,3% entre os que buscavam uma indicação na premiação de 2019.

Leia também: Mulheres dirigiram 35,4% dos candidatos ao Oscar de filme internacional
Entrevista: “Fiz um filme de amor”, diz Bárbara Paz sobre Babenco
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Entre os documentários dirigidos por mulheres estão quatro produções brasileiras: Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, de Bárbara Paz, que também busca uma indicação na categoria de melhor filme internacional; Dentro da Minha Pele, de Val Gomes e Toni Venturi; Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil, de Carol Benjamin; e Meu Querido Supermercado, de Tali Yankelevich.

Uma lista de 15 finalistas será anunciada em 9 de fevereiro e os cinco longas que de fato disputarão o Oscar serão conhecidos em 15 de março. A entrega do prêmio será em 25 de abril.

Veja os documentários dirigidos por mulheres que estão na disputa:

9/11 Kids, de Elizabeth St. Philip

9to5: The Story of A Movement, de Julia Reichert e Steven Bognar

Addicted to Ralphie, de Cat Rhinehart

Agente Duplo, de Maite Alberdi

Aggie, de Catherine Gund

All I Can Say, de Shannon Hoon, Taryn Gould, Danny Clinch e Colleen Hennessy

Até o Fim: A Luta pela Democracia, de Lisa Cortes e Liz Garbus

The American Sector, de Courtney Stephens e Pacho Velez

American Selfie: One Nation Shoots Itself, de Alexandra Pelosi

America’s Forgotten, de Namrata Singh Gujral

The Antidote, de Kahane Cooperman e John Hoffman

The Art of Living in Danger, de Mina Keshavarz

Aswang, de Alyx Ayn Arumpac

Atleta A, de Bonni Cohen e Jon Shenk

Atrás da Estante, de Rachel Mason

Babenco – Alguém Tem de Ouvir o Coração e Dizer: Parou, de Bárbara Paz

Beautiful Something Left Behind, de Katrine Philp

Belly of the Beast, de Erika Cohn

Beyond the Visible: Hilma af Klint, de Halina Dyrschka

The Big Scary “S” Word, de Yael Bridge

Black Boys, de Sonia Lowman

Born to Be, de Tania Cypriano

Boys State, de Amanda McBaine e Jesse Moss

Bully. Coward. Victim: The Story of Roy Cohn, de Ivy Meeropol

Childhood 2.0, de Kiowa K. Winans, Robert Muratore e Jamin Winans

Coded Bias, de Shalini Kantayya

Colombia in My Arms, de Jenni Kivistö e Jussi Rastas

Coming Clean, de Ondi Timoner

Crip Camp: Revolução pela Inclusão, de Nicole Newnham e James Lebrecht

Dave Grusin: Not Enough Time, de Barbara Bentree

Dear Santa, de Dana Nachman

Dentro da Minha Pele, de Val Gomes e Toni Venturi

Desert One, de Barbara Kopple

Diana Kennedy: Nothing Fancy, de Elizabeth Carroll

The Dog Doc, de Cindy Meehl

The Donut King, de Alice Gu

Dope Is Death, de Mia Donovan

Down a Dark Stairwell, de Ursula Liang

The Earth Is Blue as an Orange, de Iryna Tsilyk

Everybody Flies, de Beth Moran e Tristan Loraine

Fandango at the Wall, de Varda Bar-Kar

Fico te Devendo uma Carta Sobre o Brasil, de Carol Benjamin

The Fight, de Elyse Steinberg, Eli B. Despres e Josh Kriegman

Finding Yingying, de Jiayan ‘Jenny’ Shi

First Vote, de Yi Chen

First We Eat, de Suzanne Crocker

Flannery, de Elizabeth Coffman e Mark Bosco

Freak Power: The Ballot or the Bomb, de Ajax Phillips e Daniel Joseph Watkins

The Go-Go’s, de Alison Ellwood

Gordon Lightfoot: If You Could Read My Mind, de Martha Kehoe e Joan Tosoni

iHuman, de Tonje Hessen Schei

Indian Space Dreams, de Sue Sudbury

The Infiltrators, de Cristina Ibarra e Alex Rivera

Invisible Portraits, de Oge Egbuonu

Irmi, de Susan Fanshel

Jimmy Carter: Rock & Roll President, de Mary Wharton

John Lewis: Good Trouble, de Dawn Porter

Kate Nash: Underestimate the Girl, de Amy Goldstein

Kings of Capitol Hill, de Mor Loushy

Lance, de Marina Zenovich

Landfall, de Cecilia Aldarondo

Lessons of Love, de Malgorzata Goliszewska e Kasia Mateja

The Letter, de Maia Lekow e Christopher King

Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado, de Cristina Costantini e Kareem Tabsch

Lift Like a Girl, de Mayye Zayed

Lost Course, de Jill Li

Love Child, de Eva Mulvad, Lea Glob e Morten Ranmar

La Madrina: The Savage Life of Lorine Padilla, de Raquel Cepeda

Meu Querido Supermercado, de Tali Yankelevich

Minha História, de Nadia Hallgren

As Mortes de Dick Johnson, de Kirsten Johnson

A Most Beautiful Thing, de Mary Mazzio

Mr. Soul!, de Melissa Haizlip e Sam Pollard

My People: The Jews of Greece, de Anna Rezan

My Rembrandt, de Oeke Hoogendijk

The New Corporation: The Unfortunately Necessary Sequel, de Jennifer Abbott e Joel Bakan

On the Record, de Amy Ziering e Kirby Dick

Once upon a Time in Venezuela, de Anabel Rodríguez Ríos

Ottolenghi and the Cakes of Versailles, de Laura Gabbert

Pai, Filho, Pátria, de Leslye Davis e Catrin Einhorn

Pais, de Bryce Dallas Howard

Pahokee, de Ivete Lucas e Patrick Bresnan

A Pandemic: Away from the Motherland, de Sweta Rai

The Plot Against the President, de Amanda Milius

Pole Dance: Dança do Poder, de Michèle Ohayon

Professor Polvo, de Pippa Ehrlich e James Reed

Queen of Hearts: Audrey Flack, de Deborah Shaffer e Rachel Reichman

Reunited, de Mira Jargil

River City Drumbeat, de Anne Flatte e Marlon Johnson

River Tales, de Julie Schroell

Self Portrait, de Katja Høgset, Margreth Olin e Espen Wallin

Solo Fértil, de Rebecca Harrell Tickell e Joshua Tickell

Songs of Repression, de Marianne Hougen-Moraga e Estephan Wagner

The State of Texas vs. Melissa, de Sabrina Van Tassel

Stray, de Elizabeth Lo

Taylor Swift: Miss Americana, de Lana Wilson

They Call Me Babu, de Sandra Beerends

A Thousand Cuts, de Ramona S. Diaz

Through the Night, de Loira Limbal

Time, de Garrett Bradley

Totally Under Control, de Ophelia Harutyunyan, Suzanne Hillinger e Alex Gibney

Transhood, de Sharon Liese

Us Kids, de Kim A. Snyder

A Verdadeira História de Paris Hilton, de Alexandra Dean

The Walrus and the Whistleblower, de Nathalie Bibeau

The Way I See It, de Dawn Porter

We Are the Radical Monarchs, de Linda Goldstein Knowlton

Wild Daze, de Phyllis Stuart

A Woman’s Work: The NFL’s Cheerleader Problem, de Yu Gu

Women in Blue, de Deirdre Fishel


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top