Dois longas dirigidos por mulheres disputam Oscar de melhor filme em 2021

Dois longas dirigidos por mulheres estão entre os oito concorrentes ao Oscar de melhor filme em 2021. Bela Vingança, de Emerald Fennel, e Nomadland, de Chloé Zhao, estão na disputa pela principal estatueta na edição deste ano, que anunciou seus indicados nesta segunda-feira (15).

Oscar 2021: Veja a lista completa com todas as mulheres indicadas
Leia também: Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputará Oscar de direção
Saiba mais: Veja os longas dirigidos por mulheres que já disputaram melhor filme

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Tanto Fennel quanto Zhao estão no time de produtores de seus respectivos filmes, e portanto estão indicadas ao troféu de melhor filme. Ambas disputam, também, o prêmio de direção, na primeira vez que mais de uma mulher foi reconhecida na categoria no mesmo ano.

Com as indicações deste ano, subiu para 16 o número de longas dirigidos por mulheres que já concorreram ao Oscar de melhor filme. Apenas em outras duas edições – a de 2010 e a de 2011 – a disputa teve mais de uma diretora no mesmo ano (no caso, duas). Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow, foi o único vencedor até agora.

Os outros filmes dirigidos por mulheres que disputaram a categoria principal do Oscar são Filhos do Silêncio (1986), de Randa Haines; Tempo de Despertar (1990), de Penny MarshallO Príncipe das Marés (1991), de Barbra Streisand; O Piano (1993), de Jane Campion; Encontros e Desencontros (2003), de Sofia Coppola; Pequena Miss Sunshine (2006), de Valerie Faris e Jonathan Dayton; Educação (2009), de Lone Scherfig; Minhas Mães e Meu Pai (2010), de Lisa Cholodenko; Inverno da Alma (2010), de Debra Granik; A Hora Mais Escura (2012), de Kathryn Bigelow; Selma – Uma Luta pela Igualdade (2014), de Ava DuVernay; Lady Bird: A Hora de Voar (2017) e Adoráveis Mulheres (2019), ambos de Greta Gerwig.

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todo o calendário do Oscar está mais atrasado do que o normal. A cerimônia deste ano será realizada em 25 de abril.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
+ Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
+ Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
+ Viola Davis torna-se a atriz negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
+ Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
+ Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem
+ Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário
+ Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
+ Veja todas as diretoras que já concorreram a filme internacional

Top