Dirigido por Maite Alberdi, chileno “Agente Duplo” disputa Oscar de documentário

Uma cineasta chilena está representando a América Latina no Oscar 2021: trata-se de Maite Alberdi, diretora de Agente Duplo, um dos indicados ao prêmio de melhor documentário. Neste ano, quatro dos cinco filmes que disputam na categoria são dirigidos por mulheres.

Oscar 2021: Veja a lista completa com todas as mulheres indicadas
Leia também: Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputará Oscar de direção
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

O documentário de Maite Alberdi conta a história de Sergio, 83 anos, escalado por um detetive particular para uma inusitada missão: se infiltrar em um asilo e investigar se um morador está sendo vítima de maus-tratos. 

Além de Agente Duplo, também estão indicados Crip Camp: Revolução pela Inclusão, de Nicole Newnham e James Lebrecht; Professor Polvo, de Pippa Ehrlich e James Reed; e Time, de Garrett Bradley. O quinto indicado é Collective, dirigido por Alexander Nanau e produzido por Bianca Oana. Como a categoria também premia produtores, pelo menos uma mulher certamente será premiada.

Neste ano, 110 dos 238 filmes inscritos para concorrer ao Oscar de melhor documentário foram dirigidos ou codirigidos por mulheres – o equivalente a 46,2%. Foi o maior índice registrado pelo levantamento do Mulher no Cinema, que é feito anualmente desde 2016. Entre as produções inscritas estavam quatro filmes brasileiros dirigidos por mulheres: Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, de Bárbara Paz; Dentro da Minha Pele, de Val Gomes e Toni Venturi; Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil, de Carol Benjamin; e Meu Querido Supermercado, de Tali Yankelevich. 

As indicações ao Oscar foram anunciadas nesta segunda-feira (15). Pela primeira vez em 93 anos, mais de uma mulher vai disputar o prêmio de direção: no caso, Chloé Zhao, por Nomadland, e Emerald Fennell, por Bela Vingança. Zhao também é a primeira mulher não branca a concorrer na categoria.

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todo o calendário do Oscar está mais atrasado do que o normal. A cerimônia deste ano será realizada em 25 de abril.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
+ Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
+ Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
+ Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
+ Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
+ Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem

+ Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
+ Veja todas as diretoras que já concorreram a filme internacional

Top