Na Suíça, mulheres representam 34% dos diretores e roteiristas

As mulheres representam 34% dos diretores e dos roteiristas da Suíça, segundo estudo divulgado na semana passada, durante o Festival de Locarno. Entre os produtores, a participação feminina é de 42%.

O levantamento foi feito pela Fundação da Suíça para Treinamento Profissional em Cinema e Audiovisual (FOCAL), com apoio das associações Cinésuisse e ARF/FDS. Os números são relativos ao período 2013-2014 e também apontam que 31% dos projetos que receberam dinheiro do governo eram de mulheres.

Em um debate em Locarno, a diretora suíça Bettina Oberli (foto) disse acreditar que alguns filmes ainda são considerados “território masculino”, como os de terror, suspense e, principalmente, os que custam caro. “Quanto mais dinheiro, menos mulheres. Se confia mais nos homens quando a questão é orçamento”, afirmou.

Segundo a revista “Variety”, a proporção de mulheres diretoras, produtoras e roteiristas na Suíça está acima da média da Europa, mas abaixo das registradas na Noruega, na Suécia e na França.

Dados do Observatório Europeu Audiovisual apontam que apenas 16,3% dos filmes produzidos no continente entre 2003 e 2012 foram dirigidos por mulheres. Um novo estudo do Observatório será divulgado no Festival de Veneza, em setembro.

Via Variety

2 thoughts on “Na Suíça, mulheres representam 34% dos diretores e roteiristas

Deixe um comentário

Top