Homens dominam crítica de cinema nos EUA, diz estudo

Não é apenas em frente e por trás das câmeras que os homens estão em maior número. Um novo estudo comprova que mulheres também são minoria entre quem escreve sobre cinema.

A pesquisa, feita pelo Centro para o Estudo da Mulher na Televisão e no Cinema da Universidade de San Diego, analisou 5,776 resenhas publicadas em um período de três meses pelos 247 críticos classificados como “top” pelo site especializado Rotten Tomatoes.

Os “top critics” são, em geral, profissionais que trabalham para os maiores jornais, revistas e sites dos Estados Unidos há pelo menos cinco anos, e são reconhecidos por sua influência e/ou reputação.

A pesquisa mostrou que 73% dos “top critics” são homens e 27% são mulheres – e esta baixa porcentagem, na verdade, é um avanço de 5% em relação ao estudo de 2013.

No período analisado, as mulheres escreveram 24% de todas as resenhas, contra 76% assinadas por homens. A presença masculina é maior em todos os cargos:  colaboradores (87% contra 13%), freelancers (75% contra 25%), críticos (74% contra 26%),  redatores (59% contra 41%) e outros (72% contra 28%).

Homens também são maioria em todo tipo de veículo, seja publicações de mercado, como The Hollywood Reporter e Variety (80% contra 20%); revistas e sites de interesse geral, como Time e Salon (74% contra 24%);  revistas e sites sobre cinema e entretenimento (74% contra 26%); e jornais (71% contra 22%).

Outros dados importantes:

  • 54% dos profissionais homens são membros de uma ou mais associações de críticos de cinema, como a National Society of Film Critics ou a Los Angeles Film Critics Association. Entre as mulheres, a porcentagem cai para 37%.
  • O número de críticas assinadas por homens é maior em todos os tipos de filmes, com a maior diferença sendo em ficção científica: 84% das resenhas foram de profissionais do sexo masculino.
  • 34% das resenhas escritas por mulheres analisadas no estudo eram de filmes com protagonista feminina. Entre os homens, 24% das resenhas eram sobre filmes protagonizados por mulheres.
  • Considerando todas as resenhas – de homens e mulheres – apenas 26% foram de filmes com protagonista feminina.

Leia o estudo completo aqui

2 thoughts on “Homens dominam crítica de cinema nos EUA, diz estudo

  1. Agora, qual o próximo passa? Inventar uma forma de culpar o homem ou a sociedade patriarcal que inibe a participação das mulheres na vida pública? Ou seria mais honesto assumir que as mulheres não são as grandes protagonistas das artes. Mas assumir essa verdade sem culpar alguém, implica assumir a igualdade absoluta entre gêneros não existe!

Deixe um comentário

Top