Veja as mulheres premiadas na Mostra de Tiradentes

Cineastas como Glenda Nicácio, Sueli Maxakali e Catarina Doolan estão entre as premiadas da edição deste ano da Mostra de Cinema de Tiradentes. Os vencedores foram anunciados neste sábado (1º).

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

A diretora de fotografia Lílis Soares foi reconhecida com o Prêmio Helena Ignez, oferecido pelo júri oficial a uma mulher que se destaque em qualquer função nos filmes das mostras Aurora e Foco. Ela participou do festival com três filmes: os curtas Ilhas de Calor e Minha História É Outra e o longa Um Dia com Jerusa.

O júri justificou a escolha com o seguinte texto: “O que ela tem feito, articulada em coletivos, como o Coletivo de Diretoras de Fotografia do Brasil, ao qual o júri estende sua homenagem, é um cinema que assume para si a responsabilidade de enfrentar não apenas uma disputa de narrativas, mas o agenciamento de uma sensibilidade preta.” Lílis recebeu o troféu da própria Helena Ignez.

Outro destaque foi o Prêmio Canal Brasil de Curtas para Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira, que retrata o cotidiano de um grupo de amigas LGBT no bairro do Capão Redondo em São Paulo. Veja todas as mulheres premiadas em Tiradentes:

Melhor longa-metragem pelo júri popular:
Até o Fim, de Glenda Nicário e Ary Rosa

Melhor curta-metragem pelo júri popular:
A Parteira, de Catarina Doolan.

Melhor longa-metragem pelo júri jovem, da mostra Olhos Livres, Prêmio Carlos Reichenbach:
Yãmĩyhex – As Mulheres-Espírito, de Sueli Maxakali e Isael Maxakali

Prêmio Helena Ignez para destaque feminino:
Lílis Soares, diretora de fotografia

Prêmio Canal Brasil de Curtas
Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira


Foto: Leo Lara/Universo Produção

Top