“Varda por Agnès”: último filme de Agnès Varda será lançado em DVD no Brasil

Varda por Agnès, o último filme da diretora Agnès Varda (1928-2019), será lançado em DVD no Brasil. Previsto para 15 de junho, o lançamento será feito pela Imovision, que no mês de abril retomou a produção e venda de mídias físicas, parada desde 2018. O longa pode ser comprado na loja online da Imovision por R$ 39,90, com desconto de 10% (totalizando R$ 35,91) para quem adquirir em pré-venda.

Crítica: “Varda por Agnés” é autobiografia e filme-despedida de Agnès Varda
Homenagem: Leitores respondem: o que Agnès Varda representa para você?
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Exibido no Festival de Berlim apenas meses antes da morte da cineasta, Varda por Agnès é um misto de autobiografia e filme-despedida, acompanhando a diretora em palestras e reflexões sobre sua carreira, o cinema e o ato de compartilhar imagens. Um dos principais destaques é o encontro de Varda com a atriz Sandrine Bonnaire, protagonista de Sem Teto Nem Lei (1985), no qual relembram detalhes sobre as filmagens.

O documentário também aborda o trabalho de Varda como artista visual e o que ela chamava de “cine-escrita”: a ideia de que os elementos cinematográficos – composições, pontos de vista, movimentos, ritmos, edição – são escolhidos da mesma forma que um escritor escolhe suas palavras.

Varda por Agnès é apenas um dos títulos disponíveis na loja da Imovision, que foi retomada durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), já que os lançamentos foram suspensos e os cinemas estão fechados. Outros filmes dirigidos por mulheres que estão na loja incluem Garota Sombria Caminha Pela Noite, de Ana Lily Amirpour; Corpo e Alma, de Ildikó Enyedi; Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert; Campo Grande, de Sandra Kogut; Praça Paris, de Lucia Murat. Acesse o site da loja aqui.

Top