Única atriz negra no Oscar 2020, Cynthia Erivo pode se tornar a mais jovem EGOT

A atriz inglesa Cynthia Erivo foi a única pessoa negra indicada nas categorias de atuação do Oscar 2020, que anunciou seus concorrentes nesta segunda-feira (13). Ela disputará o prêmio de melhor atriz pelo papel da líder abolicionista Harriet Tubman (1822-1913) em Harriet, cinebiografia dirigida por Kasi Lemmons.

Oscar 2020: Veja todas as mulheres indicadas ao prêmio deste ano
Leia também: Democracia em Vertigem disputará o Oscar de documentário
Saiba mais: Apenas homens disputarão o Oscar de melhor direção em 2020
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Erivo, 33 anos, também foi indicada ao prêmio de canção original por “Stand Up”, que integra a trilha do filme e é uma parceria sua com Joshuah Brian Campbell. Se vencer por qualquer uma das duas indicações, ela será a pessoa mais jovem a se tornar EGOT – ou seja, a ganhar o Emmy (que premia trabalhos na televisão), o Grammy (música), o Oscar (cinema) e o Tony (teatro).

De acordo com o Los Angeles Times, Erivo também seria a pessoa a ganhar os quatro prêmios mais rapidamente, em menos de quatro anos. Só 16 pessoas são consideradas EGOT.

Pelo papel de Harriet Tubman, a atriz foi indicada ao Globo de Ouro, ao prêmio do Sindicato dos Diretores e ao Critics Choice Awards. Na semana passada, quando nenhum ator ou atriz negra foi indicado ao Bafta, o Oscar britânico, ela recusou o convite da organização para se apresentar na cerimônia.

Harriet é o primeiro papel de Erivo como protagonista de longa-metragem, depois de atuar em filmes como As Viúvas e Maus Momentos no Hotel Royale. Ela é apenas a 11ª mulher negra a concorrer ao Oscar de melhor atriz e, se ganhar, se juntará à Halle Berry, que venceu em 2001 por A Última Ceia.

A cerimônia do Oscar será em 9 de fevereiro.

Mais sobre o Oscar 2020:
Adoráveis Mulheres é o 14° longa dirigido por mulher a disputar melhor filme
Thelma Schoonmaker empata recorde de indicações ao Oscar de montagem
Hildur Guðnadóttir é indicada ao Oscar de melhor trilha sonora original
Os longas dirigidos por mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme
Veja todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de direção

Deixe um comentário

Top