Dirigido por Kira Kovalenko, “Unclenching the Fists” vence a mostra Um Certo Olhar

Dirigido pela russa Kira Kovalenko, Unclenching the Fists ganhou o principal troféu da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes. Os troféus foram entregues nesta sexta-feira (16) pelo júri liderado pela diretora inglesa Andrea Arnold. Foi a primeira vez que um filme dirigido por mulher venceu o prêmio.

Leia também: Veja os principais prêmios recebidos por mulheres em Cannes
Palma de Ouro: Conheça os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Premiados: Os filmes estrelados por mulheres que ganharam a Palma de Ouro
Saiba mais:
 Veja todas as mulheres que presidiram o júri de Cannes

Ambientado em uma cidade mineradora na Ossétia do Norte, o filme acompanha uma jovem mulher que se sente sufocada por sua família. O MUBI adquiriu os direitos de distribuição no filme na América Latina.

Outros filmes dirigidos por mulheres que foram premiados na mostra Um Certo Olhar incluem Good Mother, de Hafsia Herzi, que ganhou o prêmio de melhor elenco; La Civil, de Teodora Ana Mihai, que venceu o prêmio Coragem; e Noche de Fuego, de Tatiana Huezo, que recebeu menção honrosa.

Além de Andrea Arnold, o júri também foi formado pela diretora Mounia Meddour, de Papicha; a atriz Elsa Zylberstein; e os diretores Daniel Burman e Michael Covino.

A competição principal de Cannes anunciará seus vencedores no sábado (17). Quatro filmes dirigidos por mulheres estão entre os 24 concorrentes: Bergman Island, de Mia Hansen-Løve; La fracture, de Catherine Corsini; The Story of My Wife, de Ildikó Enyedi; e Titane, de Julia Ducournau.

Top