Três filmes dirigidos por mulheres concorrem à indicação brasileira ao Oscar

Mulheres dirigiram três dos 12 longas-metragens inscritos na disputa para ser o candidato do Brasil ao Oscar de filme estrangeiro. A lista de concorrentes foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela Secretaria do Audiovisual e o título escolhido será anunciado no dia 27 de agosto.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
Inscreva-se: Curso “Mulheres no Cinema” abre inscrições para nova edição em SP

Os filmes dirigidos por mulheres que integram a disputa são Espero tua (Re)volta, de Eliza Capai; Los Silencios, de Beatriz Seigner; e A Última Abolição, de Alice Gomes. Os outros concorrentes são Bacurau, de Kleber Mendonça Filho; Bio, de Carlos Gerbase; Chorar de Rir, de Toniko Melo; Humberto Mauro, de André Di Mauro; Legalidade, de Zeca Brito; Simonal, de Leonardo Domingues; Sócrates, de Alex Moratto; A Vida Invisível, de Karim Aïnouz; e A Voz do Silêncio, de André Ristum.

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases: primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas; depois, é divulgada uma lista com semifinalistas; por fim, são anunciados os cinco indicados que de fato concorrem o prêmio.

Desde 2017, o candidato brasileiro é escolhido pela Academia Brasileira de Cinema. Neste ano, a comissão responsável pela decisão é presidida pela diretora e roteirista Anna Muylaert e conta também com o crítico Amir Labaki, o diretor e roteirista David Schurmann, a produtora e curadora Ilda Santiago, o roteirista Mikael de Albuquerque, as produtoras Sara Silveira e Vania Catani, o diretor de fotografia Walter Carvalho e o produtor e diretor Zelito Viana. Os suplentes serão a produtora e diretora Adriana Dutra e o distribuidor Márcio Fraccaroli.

Deixe um comentário

Top