Três documentários dirigidos ou codirigidos por mulheres concorrem ao Oscar 2022

Como tem acontecido nos últimos anos, as mulheres marcaram forte presença entre os indicados ao Oscar de documentário em 2022: dos cinco concorrentes ao prêmio deste ano, três foram dirigidos ou codirigidos por mulheres e quatro têm ao menos uma mulher na produção.

Leia também: Jane Campion disputa Oscar de direção pela segunda vez
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Os indicados com direção ou codireção feminina são Ascension, de Jessica Kingdon; Attica, de Traci A. Curry e Stanley Nelson; e Writing with Fire, de Rintu Thomas e Sushmit Ghosh. Vale destacar a diversidade entre as diretoras: Kingdon é chinesa-americana, Curry é afro-americana e Thomas é indiana.

A categoria de documentário também premia produtores, e dos 15 indivíduos indicados, sete são mulheres. Além de Kingdon, Curry e Thomas, concorrem também Kira Simon-Kennedy, por Ascension; e Charlotte De La Gournerie, Monica Hellström e Signe Byrge Sørensen, por Flee, que fez história como a primeira obra a ser indicada a documentário, filme internacional e animação no mesmo ano. O único dos concorrentes que não têm nenhuma mulher no time de diretores ou produtores é Summer of Soul.

Neste ano, 60 dos 138 filmes inscritos para concorrer ao Oscar de melhor documentário foram dirigidos ou codirigidos por mulheres – o equivalente a 43,4%. Foi o segundo maior índice registrado pelo levantamento do Mulher no Cinema, que é feito anualmente desde 2016.

A lista de 15 semifinalistas,divulgada em dezembro, incluía nove títulos dirigidos ou codirigidos por mulheres. Além dos três que foram de fato indicados, os pré-selecionados eram Faya Dayi, de Jessica Beshir; In the Same Breath, de Nanfu Wang; Julia, de Julie Cohen e Betsy West; President, de Camilla Nielsson; The Rescue, de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin; e Simple as Water, de Megan Mylan.

A entrega do Oscar será em 27 de março.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2022:
+ Pela 2ª vez em 94 anos, uma mulher vai disputar prêmio de fotografia
Dos 10 indicados ao Oscar de melhor filme, dois são dirigidos por mulheres
Mulheres dominam categoria de roteiro adaptado no Oscar 2022
+ Pela primeira vez desde 2015, nenhuma diretora concorre a filme internacional

 

Top