Três mulheres concorrem ao prêmio de melhor direção no Bafta, o Oscar britânico

Três mulheres estão entre os seis indicados ao prêmio de direção do British Academy Film Awards, ou Bafta, o Oscar do cinema britânico. As indicações à edição deste ano foram anunciadas nesta quinta-feira (3) e incluem Audrey Diwan, por L’événement; Jane Campion, por Ataque dos Cães; e Julia Ducournau, por Titane.

Leia também: 10 filmes e séries para conhecer a obra de Jane Campion
Crítica: Ataque dos Cães é o melhor filme de Jane Campion desde O Piano

Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Os concorrentes homens da categoria são Aleem Khan, por After Love; Ryûsuke Hamaguchi, por Drive My Car; Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza. Já na categoria principal, de melhor filme, Ataque dos Cães é o único entre os indicados que tem uma mulher na direção.

A presença feminina também é forte na categoria de roteiro adaptado, com indicações para Campion, Maggie Gyllenhaal (A Filha Perdida) e Sian Heder (No Ritmo do Coração); e documentário, na qual concorrem Cow, de Andrea Arnold; Becoming Cousteau, de Liz Garbus; e The Rescue, codirigido por Elizabeth Chai.

Outro destaque foi a indicação para Ari Wegner, a primeira de uma mulher na categoria de direção de fotografia em toda a história do Bafta. Pelo trabalho em Ataque dos Cães, Wegner concorre também ao prêmio da Sociedade Americana dos Diretores de Fotografia e tem tudo para se tornar a segunda profissional da área a disputar o Oscar, depois de Rachel Morrison em 2018.

Algumas das atrizes consideradas favoritas ao Oscar – como Kristen Stewart, Olivia Colman e Nicole Kidman – não foram lembradas pelo Bafta. Ao troféu de atriz concorrem Lady Gaga, por Casa Gucci; Alana Haim, por Licorice Pizza; Emilia Jones, por No Ritmo do Coração; Renate Reinsve, por A Pior Pessoa do Mundo; Joanna Scanlan, por After Love; e Tessa Thompson, por Identidade.

Já na categoria de atriz coadjuvante estão indicadas Caitríona Balfe, por Belfast; Jessie Buckley, por A Filha Perdida; Ariana Debose, por Amor, Sublime Amor; Ann Dowd, por Mass; Aunjanue Ellis, por King Richard: Criando Campeãs; e Ruth Negga, por Identidade.

A entrega do Bafta será em 13 de março. Veja a lista completa de indicados aqui.

Top