“Toni Erdmann” é melhor filme do ano segundo “Cahiers” e “Sight & Sound”

A comédia alemã Toni Erdmann continua sua carreira de sucesso: o filme da diretora Maren Ade foi eleito o melhor do ano pelas respeitadas revistas Cahiers du Cinéma e Sight & Sound.

Leia também: Saiba mais sobre Maren Ade, a diretora de Toni Erdmann

Na lista da francesa Cahiers, só há mais um filme dirigido por mulher entre os dez escolhidos como melhores do ano: o documentário Le bois dont les revês sont faits, de Claire Simon, na décima posição. Já a britânica Sight & Sound colocou cinco filmes dirigidos por mulheres entre os 20 melhores do ano – sendo que três deles estão nas cinco primeiras posições.

Além de Toni Erdmann, foram lembrados Certas Mulheres, de Kelly Reichardt (quarto lugar), Docinho da América, de Andrea Arnold (quinto), O Que Está Por Vir, de Mia Hansen-Love (oitavo) e Cameraperson, de Kirsten Johnson (16°).

O sucesso de Toni Erdmann com os críticos começou no Festival de Cannes. O filme conta a história de um pai brincalhão que decide passar um tempo com a filha em Bucareste. Além do relacionamento distante, os dois têm temperamentos opostos.

O longa foi escolhido pela Alemanha como seu candidato ao Oscar de filme estrangeiro e entrou para a lista da BBC de 100 melhores filmes do século 21.

Veja o trailer de Toni Erdmann:

Deixe um comentário

Top