Thelma Schoonmaker empata recorde de indicações ao Oscar de montagem

Ao receber sua oitava indicação ao Oscar de montagem nesta segunda-feira (13), Thelma Schoonmaker, 80 anos, igualou o recorde de indicações na categoria. Antes dela, só Michael Kahn, frequente colaborador de Steven Spielberg, tinha disputado o prêmio tantas vezes.

Oscar 2020: Veja todas as mulheres indicadas ao prêmio deste ano
Leia também: Democracia em Vertigem disputará o Oscar de documentário
Saiba mais: Apenas homens disputarão o Oscar de melhor direção em 2020
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Schoonmaker concorre neste ano por O Irlandês, mais uma parceria com o diretor Martin Scorsese. Tirando a primeira indicação (em 1971, por Woodstock, de Michael Wadleigh), todas as outras foram por trabalhos com ele: Touro Indomável (1980), Os Bons Companheiros (1990), Gangues de Nova York (2002), O Aviador (2004), Os Infiltrados (2006) e A Invenção de Hugo Cabret (2011). 

Ela ganhou o prêmio três vezes, por Touro Indomável, O Aviador e Os Infiltrados. Se ganhar por O Irlandês, será a pessoa (homem ou mulher) com mais vitórias na categoria.

Schoonmaker conheceu Scorsese durante um curso de cinema na Universidade de Nova York, sendo chamada por um professor a ajudar o jovem cineasta a editar seu primeiro filme, Quem Bate à Minha Porta? (1967). Os dois trabalharam juntos também no documentário Street Scenes (1970).

Por questões burocráticas, Schoonmaker não fazia parte do Sindicato dos Montadores dos Estados Unidos e só pôde voltar a trabalhar com Scorsese oficialmente em Touro Indomável. Com a ajuda de advogados, ela entrou no sindicato e montou todos os filmes do cineasta desde então.

Mais sobre o Oscar 2020:
+ Adoráveis Mulheres é o 14° longa dirigido por mulher a disputar melhor filme
Cynthia Erivo é a única atriz negra que concorre ao Oscar em 2020

+ Thelma Schoonmaker empata recorde de indicações ao Oscar de montagem
+ Hildur Guðnadóttir é indicada ao Oscar de melhor trilha sonora original
Os longas dirigidos por mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme
Veja todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de direção

Deixe um comentário

Top