“The Farewell”, de Lulu Wang, ganha Spirit Awards, o Oscar do cinema independente

The Farewell, longa da diretora Lulu Wang, foi o grande ganhador da edição deste ano do Independent Spirit Awards, conhecido como o Oscar do cinema independente americano. A premiação foi realizada neste sábado (8), um dia antes da entrega do prêmio da Academia, que não indicou The Farewell em nenhuma categoria.

Guia do Oscar: Tudo o que você precisa saber sobre as indicadas
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Nascida na China, Wang emigrou para os Estados Unidos aos seis anos. The Farewell é uma produção chinesa-americana que escala um elenco de atores asiáticos ou americanos de origem asiática para contar uma história inspirada na vida pessoal da diretora. No filme, o segundo longa de Wang, uma família tenta esconder da matriarca (Zhao Shuzhen) um diagnóstico que lhe dá poucos meses de vida. Awkwafina interpreta a neta da personagem, uma jovem chino-americana que lida com questões culturais e de identidade.

Em seu discurso, Lulu Wang mencionou que nos últimos meses houve muita conversa sobre “encorajar” mais mulheres a fazer cinema [neste ano, nenhuma mulher disputa o Oscar de direção e duas – Alma Har’el e Lorene Scafaria foram indicadas na mesma categoria do Spirit Awards]. “Nós não precisamos encorajar as mulheres a fazer cinema: há muitas mulheres fazendo filmes, querendo fazer filmes e estudando cinema”, disse a cineasta no palco. “Programas são ótimos, mas o que as mulheres realmente precisam é do emprego. Apenas deem o emprego para elas! Deem o dinheiro para elas!”

Outras cineastas foram reconhecidas: Fora de Série, de Olivia Wilde, venceu na categoria melhor primeiro filme; Indústria Americana, de Julia Reichert e Steven Bognar, foi escolhido melhor documentário; e Fredrica Bailey recebeu o troféu de melhor roteiro por See You Yesterday, ao lado de Stefon Bristol.

Pela primeira vez, o Spirit Awards teve uma categoria inteira só com mulher não brancas na disputa: a de atriz coadjuvante. Zhao Shuzhen ganhou por por The Farewell, e também estavam indicadas Jennifer Lopez, Taylor Russell, Octavia Spencer e Lauren “Lolo” Spencer.

Veja as mulheres premiadas:

Melhor filme
The Farewell, de Lulu Wang (também foram premiadas as produtoras Anita Gou, Daniele Melia e Jane Zheng, além de Andrew Miano, Peter Saraf, Marc Turtletaub e Chris Weitz)

Melhor primeiro filme
Fora de Série, de Olivia Wilde (também foram premiadas as produtoras Chelsea Barnard, Jessica Elbaum, Megan Ellison e Katie Silberman, além de David Distenfeld)

Melhor atriz
Renée Zellweger, por Judy – Muito Além do Arco-Íris

Melhor atriz coadjuvante
Zhao Shuzhen, por The Farewell

Melhor primeiro roteiro
Fredrica Bailey & Stefon Bristol, por See You Yesterday

Melhor documentário
Indústria Americana, de Julia Reichert e Steven Bognar (também foram premiados os produtores Julie Parker Benello e Jeff Reichert)

Bonnie Award (para diretora em fase intermediária da carreira)
Kelly Reichardt

Prêmio Robert Altman (entregue a diretores, diretores de casting e elenco de um filme)
Francine Maisler, Laura Dern, Julie Hagerty, Scarlett Johansson e Merritt Wever por História de um Casamento (entregue também para Noah Baumbach, Douglas Aibel, Alan Alda, Adam Driver, Ray Liotta e Azhy Robertson).

Prêmio John Cassavetes (melhor filme com orçamento abaixo de US$ 500 mil; entregue a roteiristas, diretores e produtores)
Alice Austen por Give me Liberty (entregue também para Kirill Mikhanovsky, Val Abel, Wally Hall, Michael Manasseri, George Rush, Sergey Shtern)

Prêmio dos Produtores (para produtores emergentes)
Mollye Asher

Prêmio Truer than Fiction (para diretores de não-ficção emergentes)
Nadia Shihab, de Jaddoland

Top