Temer nomeia Christian de Castro e Debora Ivanov deixa presidência interina da Ancine

A produtora Debora Ivanov deixou a presidência interina da Agência Nacional do Cinema (Ancine) depois de o presidente da República, Michel Temer, nomear Christian de Castro para o cargo. Temer não aprovou a nomeação de Ivanov, que fora indicada pelo Ministério da Cultura em junho do ano passado e seria a primeira mulher a ocupar a posição.

A nomeação de Castro foi publicada nesta quarta-feira (3) no Diário Oficial da União. Temer também definiu que o substituto do novo diretor-presidente durante eventuais ausências será Alex Braga Muniz, e não Ivanov, que ocupava a posição até agora. A diretoria colegiada da Ancine possui quatro integrantes, sendo um deles o diretor-presidente (além de Ivanov, Castro e Muniz, Roberto Lima também é membro).

Ivanov está na diretoria colegiada da agência desde 2015 e atuava na presidência interina desde maio, após a saída de Manoel Rangel. Neste período, liderou uma série de ações ligadas à igualdade de gênero, incluindo a realização do Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual no Rio de Janeiro (RJ).

Nos últimos meses, jornais noticiaram supostos atritos entre Ivanov e o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que assumiu em julho. A produtora, porém, tinha apoio do setor e um abaixo-assinado a favor de sua nomeação foi organizado por mulheres de diferentes setores do audiovisual, inclusive pelo Mulher no Cinema.


Via O Globo

Deixe um comentário

Top