Tata Amaral conta histórias de diretoras brasileiras na série “As Protagonistas”

Contar a história do audiovisual brasileiro a partir da produção das cineastas mulheres é a proposta de As Protagonistas, série de 13 episódios que pode ser vista no canal CINEBRASiL TV e nas plataformas Divertenet e OiPlay. A direção e a narração também são de uma cineasta brasileira, a paulista Tata Amaral, conhecida por filmes como Um Céu de Estrelas (1996), Trago Comigo (2015) e Sequestro Relâmpago (2018).

Saiba mais: 14 documentários recomendados por diretoras brasileiras
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema acesse conteúdo exclusivo

O panorama traçado pela série é amplo: vai desde O Caso do Dominó Preto, lançado por Cleo de Verberena em 1931, até De Pernas Pro Ar 3, lançado por Julia Rezende em 2019.

No caminho, a série entrevista artistas de diferentes gerações, como Adelia Sampaio, Helena Solberg, Helena Ignez, Tizuka Yamasaki, Suzana Amaral, Lucia Murat, Sandra Kogut, Carla Camurati, Anna Muylaert, Viviane Ferreira, Laís Bodanzky, Eliane Caffé, Yasmin Thayná, Graciela Guarani, entre outras. Além das entrevistas, a série reúne fotos, documentos e trechos de filmes realizados pelas cineastas.

Adelia Sampaio e Helena Solberg em entrevista à série “As Protagonistas” – Foto: Camila Freitas/Divulgação

O destaque fica para episódios que abordam formatos da produção audiovisual aos quais o público tem menos acesso, como a videoarte e o curta. No caso da videoarte, a série aborda a importante obra Made in Brazil, de Leticia Parente, e também o trabalho de outras mulheres nos anos 1970, como Sonia Andrade e Lygia Pape.

Já o episódio dedicado aos curtas-metragens recupera o bom momento do formato nos anos 1980, graças a uma lei que previa a exibição de curtas em salas comerciais. É uma de várias ocasiões em que a série, para além de traçar um panorama da produção das mulheres, também defende a importância de políticas públicas para o setor audiovisual, tanto na produção quanto na distribuição.

Episódios inéditos de As Protagonistas são exibidos aos sábados, às 21h, no CINEBRASiL TV (consulte a grade para reprises). A série pode ser vista na plataforma Divertenet e o canal está disponível no ao vivo da Oi Play.

Top