“Stars at Noon”, de Claire Denis, vence o Grand Prix do Festival de Cannes

Depois de vencer o prêmio de direção no Festival de Berlim, em fevereiro, com o filme Fire, a diretora francesa Claire Denis agora ganhou o Grand Prix do Festival de Cannes por outro longa-metragem, Stars at Noon.

Os prêmios da 75ª edição do Festival de Cannes foram anunciados neste sábado (28) pelo júri presidido pelo ator Vincent Lindon. Dos cinco filmes dirigidos ou codirigidos por mulheres que estavam na competição principal, um recorde para o festival, dois foram premiados: além de Stars at Noon, Le Otto Montagne, de Charlotte Vandermeersch e Felix Van Groeningen, levou o Prêmio do Júri. 

Leia também: Veja os principais prêmios recebidos por mulheres em Cannes
Palma de Ouro: Conheça os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Premiados: Os filmes estrelados por mulheres que ganharam a Palma de Ouro
Saiba mais:
 Veja todas as mulheres que presidiram o júri de Cannes

Ambos os troféus foram entregues em empate: Stars at Noon dividiu o Grand Prix com Close, de Lukas Dhont; enquanto Le Otto Montagne dividiu o Prêmio do Júri com EO, de Jerzy Skolimowski. Os outros filmes dirigidos por mulheres na competição eram Les Amandiers, de Valeria Bruni Tedeschi; Un Petit Frère, de Léonor Serraille; e Showing Up, de Kelly Reichardt.

A Palma de Ouro foi para Triangle of Sadness, de Ruben Östlund, na segunda vez em que o festival deu seu principal troféu para o diretor sueco. Para efeito de comparação, Cannes também só deu duas Palmas de Ouro para filmes dirigidos por mulheres em todas as duas 75 edições: O Piano, de Jane Campion, venceu em 1993; e Titane, de Julia Ducournau, em 2021.

Também continuam sendo apenas duas as mulheres reconhecidas com o prêmio de direção: Yuliya Solntseva por A Epopéia dos Anos de Fogo (1961), Sofia Coppola por O Estranho que Nós Amamos (2017).

A pressão por mais oportunidades às mulheres em Cannes cresceu nos últimos anos, junto com o fortalecimento do debate mundial sobre igualdade de gênero no audiovisual. Um momento-chave foi a edição de 2018, que contou com um protesto liderado por Cate Blanchett e Agnès Varda (1929-2019), além da assinatura de um documento no qual a direção de Cannes se comprometeu a trabalhar para incluir mais mulheres e ser mais transparente no processo de seleção. No entanto, de lá para cá os avanços não têm sido realmente significativos.

Outros prêmios importantes para mulheres em 2022 foram o de melhor atriz para Zar Amir Ebrahimi, por Holy Spider; o Câmera de Ouro, entregue ao melhor longa-metragem de estreia, para War Pony, de Riley Keough e Gina Gammell; e a Palma de Ouro de curtas para The Water Murmurs, de Jianying Chen. Além disso, Les Pires, de Lise Akoka e Romane Gueret, foi o vencedor da mostra Um Certo Olhar.


Foto do topo: John Phillips/Getty Images

Top