Sofia Coppola ganha prêmio de direção em Cannes

A americana Sofia Coppola ganhou o prêmio de direção no Festival de Cannes, encerrado neste domingo (28). A diretora de O Estranho que Nós Amamos era uma das três mulheres com filmes na competição, ao lado de Naomi Kawase e Lynne Ramsay.

A diretora não estava presente à premiação, mas teve seu discurso de agradecimento lido por Maren Ade, integrante do júri que competiu em Cannes no ano passado com Toni Erdmann. O texto incluiu um agradecimento à Jane Campion, que Sofia chamou de “modelo”. A cineasta de O Piano (1993) é a única mulher a ganhar a Palma de Ouro em toda a história do festival.

Mais uma vez, o jejum não foi quebrado e ficou a frustração do “quase”. Mas o prêmio de Sofia representou a primeira vitória de uma mulher na categoria de direção desde 1961, quando Yuliya Solntseva venceu por A Epopéia dos Anos de Fogo.

O Estranho que Nós Amamos é uma releitura do filme homônimo de 1971. Ambientado na Guerra Civil Americana (1861-1865), conta a história de um soldado da União que é preso em uma escola de mulheres em um território da Confederação. O elenco tem Kirsten Dunst, Elle Fanning e Nicole Kidman, e a estreia no Brasil será em agosto.

Em outra vitória importante, Lynne Ramsay recebeu o troféu de roteiro por You Were Never Really Here (em empate com The Killing of a Sacred Deer, de Yorgos Lanthimos), que também rendeu a Joaquin Phoenix o prêmio de melhor ator.

Diane Kruger foi escolhida melhor atriz pelo trabalho em In The Fade, de Fatih Akin, enquanto Nicole Kidman, que tinha quatro projetos em Cannes esse ano, recebeu um prêmio especial dos 70 anos do festival.

Veja a lista completa de mulheres premiadas:

PREMIAÇÃO PRINCIPAL

Direção: Sofia Coppola, por O Estranho que Nós Amamos
Roteiro: Lynne Ramsay, por You Were Never Really Here
Atriz: Diane Kruger, por In The Fade
Prêmio especial dos 70 anos de Cannes: Nicole Kidman

Câmera de Ouro: Jeune Femme, de Léonor Serraille
Prêmio de Documentário (Golden Eye): Visages, Villages, de Agnès Varda e JR
Prêmio do Júri Ecumênico: Radiance, de Naomi Kawase


UM CERTO OLHAR

Melhor atuação: Jamine Trinca, por Fortunata


QUINZENA DOS REALIZADORES

Prêmio Art Cinema: The Rider, de Chloé Zhao
Prêmio da Sociedade dos Autores e Compositores Dramáticos: Un Beau Soleil Intérieur, de Claire Denis


SEMANA DA CRÍTICA

Prêmio da Sociedade dos Autores e Compositores Dramáticos: Ava, de Léa Mysius

Deixe um comentário

Top