Quatro filmes dirigidos por mulheres disputarão a Palma de Ouro em Cannes

Quatro filmes dirigidos por mulheres estão entre os 24 selecionados para a competição principal da 74ª edição do Festival de Cannes, marcada para ocorrer em julho. Com isso, o evento deste ano iguala seu recorde de diretoras na disputa pela Palma de Ouro, atingido apenas duas outras vezes: em 2019 e em 2011. Em ambos os casos, porém, o número total de filmes concorrendo era menor.

Leia também: Veja os principais prêmios recebidos por mulheres em Cannes
Palma de Ouro: Conheça os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Premiados: Os filmes estrelados por mulheres que ganharam a Palma de Ouro
Saiba mais:
 Veja todas as mulheres que presidiram o júri de Cannes

Os longas dirigidos por mulheres na principal competição deste ano são: Bergman Island, de Mia Hansen-Løve; La fracture, de Catherine Corsini; The Story of My Wife, de Ildikó Enyedi; e Titane, de Julia Ducournau (foto).

Os concorrentes deste ano foram anunciados nesta quinta-feira (3). A organização já havia divulgado que a atriz e diretora americana Jodie Foster receberá uma Palma de Ouro honorária, prêmio especial entregue a apenas outras três mulheres: Jeanne Moreau (1928-2017), Jane Fonda, Catherine Deneuve e Agnès Varda (1928-2019).

Em toda a história do festival de Cannes, só um longa dirigido por mulher foi premiado com a Palma de Ouro: O Piano, de Jane Campion, em 1993. Duas mulheres venceram o prêmio de direção: Yuliya Solntseva por A Epopéia dos Anos de Fogo (1961), e Sofia Coppola por O Estranho que Nós Amamos (2017).

Em 2020, o Festival de Cannes foi cancelado por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas em 2021, os organizadores planejam realizar o evento presencialmente. Protocolos de segurança ainda terão de ser adotados e a taxa de ocupação dependerá da situação da França até julho.

Filmes dirigidos por mulheres que serão exibidos fora de competição em 2021 incluem In His Lifetime, de Emmanuelle Bercot; Un Monde, de Laura Wandel; Noche de Fuego, de Tatiana Huezo; Jane par Charlotte, de Charlotte Gainsbourg; e Cow, de Andrea Arnold; entre outros.

Top