Cinco filmes dirigidos por mulheres concorrem à indicação brasileira ao Oscar

Mulheres dirigiram apenas cinco dos 23 longas-metragens inscritos na disputa para ser o candidato do Brasil ao Oscar de filme estrangeiro. A lista foi divulgada nesta sexta-feira (1º) pelo Ministério da Cultura e o escolhido será anunciado no dia 15.

Leia também: Comissão que escolherá candidato do Brasil ao Oscar só tem uma mulher

Os filmes dirigidos por mulheres são Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky; Divinas Divas, de Leandra Leal; Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé; Quem é Primavera das Neves, de Ana Luiza Azevedo (parceria com Jorge Furtado); e Vazante, de Daniela Thomas.

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Depois, em dezembro, será divulgada uma lista com semifinalistas. Por fim, em 23 de janeiro serão anunciados os cinco indicados que de fato disputarão o prêmio.

No Brasil, podem se inscrever no processo de seleção filmes lançados no circuito comercial entre 1º de outubro de 2016 e 30 de setembro de 2017 e que tenham permanecido em cartaz por ao menos sete dias consecutivos.

Neste ano, a escolha caberá à Academia Brasileira de Cinema, e não à Secretaria do Audiovisual, braço do Ministério da Cultura, como aconteceu em outros anos. A produtora Iafa Britz é a única mulher na comissão responsável, segundo informou o jornal O Globo. A comissão também não tem nenhum negro.

Deixe um comentário

Top