Primeiro longa de Adina Pintilie ganha Urso de Ouro em Berlim

Pelo segundo ano consecutivo, um filme dirigido por mulher foi o grande ganhador do Festival de Berlim. Touch Me Not, da diretora romena Adina Pintilie, venceu o Urso de Ouro na edição deste ano, encerrada nesta sábado (24).

Leia também: Documentário sobre Linn da Quebrada ganha Teddy Award em Berlim

Primeiro longa-metragem de Pintilie, Touch Me Not é centrado em uma mulher na faixa dos 50 anos e explora a busca por intimidade sexual. A diretora disse querer “convidar o espectador ao diálogo” mostrando sexo e nudez de maneira franca.

Outras mulheres brilharam na premiação do júri internacional, a começar pela polonesa Małgorzata Szumowska, que ganhou o Urso de Prata por Twarz. Ana Brun foi escolhida melhor atriz por Las Herederas, enquanto a diretora de arte e figurinista Elena Okopnaya recebeu o prêmio de contribuição artística pelo trabalho em Dovlatov.

Entre os destaques das outras mostras estão o Urso de Ouro de melhor curta para The Men Behind the Wall, de Ines Moldavsky; o prêmio do júri da Generation para Sekala Niskala, de Kamila Andini; e o prêmio de melhor documentário para Waldheims Walzer, de Ruth Beckermann.

Na mostra Panorama, um filme brasileiro ficou em terceiro lugar como melhor documentário: O Processo, de Maria Augusta Ramos, que retrata o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Além disso, Bixa Travesty, dirigido por Claudia Priscilla e Kiko Goifman, ganhou melhor documentário no Teddy Awards, premiação que destaca filmes com temática LGBT.


Foto: Richard Hübner/Berlinale 2018

Deixe um comentário

Top