Premiada por “Minari”, Youn Yuh-jung é segunda atriz asiática a ganhar o Oscar

Ícone do cinema da Coreia do Sul, Youn Yuh-jung tornou-se a primeira atriz de seu país – e a segunda atriz asiática – a ganhar um Oscar. Ela venceu o prêmio de coadjuvante por Minari, longa dirigido por Lee Isaac Chung, na cerimônia realizada neste domingo (25). 

Cineastas pelo mundo: 20 diretoras para conhecer o cinema da Coreia do Sul
Leia também: Chloé Zhao vence e Oscar premia segunda diretora em 93 anos
Saiba mais: Leia o discurso de Chloé Zhao no Oscar na íntegra e em português
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

A histórica vitória acontece um ano depois de o filme sul-coreano Parasita, de Bong Joon-ho, ter se tornado o primeiro longa em língua não inglesa a ganhar o principal troféu do Oscar. O filme levou quatro estatuetas, mas os integrantes do elenco não chegaram a ser indicados. Antes de Youn Yuh-jung, a única atriz asiática premiada tinha sido a japonesa naturalizada americana Miyoshi Umeki, por Sayonara (1957).

Em seu discurso, a atriz disse que não havia como falar em competição com as demais indicadas, já que cada uma interpretou papéis diferentes. “Talvez eu seja mais sortuda do que vocês ou talvez [o prêmio] seja hospitalidade americana com uma sul-coreana”, brincou, antes de mencionar a família. “Gostaria de agradecer a meus dois meninos que me fizeram sair e trabalhar. Esse é o resultado de a mamãe ter trabalhado tão duro.”

Aos 73 anos, Youn Yuh-jung também é a terceira atriz mais velha a vencer o Oscar de atriz coadjuvante, depois de Peggy Ashcroft, que tinha 77 anos quando ganhou o prêmio por Passagem para a Índia (1984); e Josephine Hull, que tinha 74 quando ganhou por Meu Amigo Harvey (1950).

Minari é uma produção americana e conta a história de um casal de imigrantes sul-coreanos e pais de dois filhos nascidos nos Estados Unidos. Eles montam uma fazenda na região de Arkansas, nos anos 1980, e Youn Yuh-jung interpreta a avó, Soonja, que chega da Coreia para ajudar a cuidar das crianças.

Youn Yuh-jung chamou a atenção logo em sua estreia no cinema, Woman of Fire (1971), de Kim Ki-young. Em 1975, ela imigrou para os Estados Unidos e interrompeu a carreira, mas a retomou nos anos 1980, quando voltou à Coreia. Hoje, é uma das principais atrizes do país, tendo atuado em dezenas de séries de televisão e filmes como A Empregada (2010), Montanha da Liberdade (2014) e A Dama de Baco (2016), entre outros.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar:
+ Nomadland é segundo filme dirigido por mulher a ganhar Oscar
+ Frances McDormand faz história como atriz e produtora
+ Mia Neal e Jamika Wilson ganham Oscar de cabelo e maquiagem
+
Veja os longas dirigidos por mulheres que já disputaram melhor filme
+ Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
+ Saiba mais sobre as mulheres no Oscar de filme internacional


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Foto do topo: Chris Pizzello-Pool/Getty Images/AFP

Top