Pela terceira vez em 95 anos, uma mulher vai disputar Oscar de direção de fotografia

Pela terceira vez em 95 anos, uma mulher vai disputar o Oscar de direção de fotografia. A australiana Mandy Walker está entre os cinco indicados ao prêmio de 2023 pelo trabalho no filme Elvis, de Baz Luhrmann.

Leia também: Apenas homens disputarão Oscar de direção em 2023
Saiba mais: 10 filmes com mulheres na direção de fotografia para ver no streaming
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

É o segundo ano consecutivo que a categoria inclui mulheres, depois de a também australiana Ari Wegner ter disputado o prêmio em 2022 por Ataque dos Cães. Além de Walker e Wegner, a única outra diretora de fotografia reconhecida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega do Oscar, foi a americana Rachel Morrison, em 2018, por Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi. De acordo com a rede CNN, a direção de fotografia é a única categoria do Oscar que ainda não premiou uma mulher.

Walker trabalhou com Luhrmann previamente em Austrália (2008), é conhecida por filmes como Mulan (2020) e Estrelas Além do Tempo (2016), e assinará a fotografia da versão live-action de Branca de Neve e os Sete Anões, prevista para 2024. No Oscar, vai disputar com James Friend, por Nada Novo no Front; Darius Khondji, de Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades; Roger Deakins, por Empire of Light; e Florian Hoffmeister, por Tár.

As indicações ao Oscar 2023 foram anunciadas nesta terça-feira (24). Neste ano, nenhuma cineasta disputará o troféu de direção e apenas um longa dirigido por uma cineasta – Entre Mulheres, de Sarah Polley (foto) – vai concorrer ao troféu principal, de melhor filme.

Top