Pela primeira vez, sete filmes dirigidos por mulheres disputarão Palma de Ouro

Sete filmes dirigidos por mulheres disputarão a Palma de Ouro na 76ª edição do Festival de Cannes, que será realizada de 16 a 27 de maio. Trata-se de um recorde para o evento francês, que no ano passado tinha incluído cinco títulos de diretoras na competição principal. Antes disso, o número nunca passara de quatro.

Leia também: Veja os principais prêmios recebidos por mulheres em Cannes
Palma de Ouro: Conheça os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Premiados: Os filmes estrelados por mulheres que ganharam a Palma de Ouro
Saiba mais:
 Veja todas as mulheres que presidiram o júri de Cannes

No total, há 21 filmes na competição de Cannes. Com isso, a proporção de títulos dirigidos por mulheres é de 33%, acima do índice de 23,8% registrado em 2022, quando também foram 21 longas na disputa.

Os longas dirigidos por mulheres na competição de 2023 são: Anatomie D’une Chute, de Justine Triet; Banel et Adama, de Ramata-Toulaye Sy; La Chimera, de Alice Rohrwacher; Club Zero, de Jessica Hausner; L’Été Dernier, de Catherine Breillat; Les Filles D’Olfa, de Kaouther Ben Hania; e Le Retour, de Catherine Corsini. A seleção de Banel et Adama é notável por se tratar do primeiro longa-metragem de Ramata-Toulaye Sy [foto].

Na mostra Um Certo Olhar, o destaque é a seleção de A Flor do Buriti, parceria da diretora brasileira Renée Nader Messora e do cineasta português João Salaviza. Os dois já tinham participado da mesma mostra com Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos (2018), que recebeu o prêmio do júri

Outros filmes de cineastas brasileiras na edição deste ano de Cannes são o documentário Nelson Pereira dos Santos – Uma Vida de Cinema, de Aída Marques e Ivelise Ferreira, que será exibido fora de competição; e Levante, de Lilah Halla, selecionado para a Semana da Crítica.

O filme de abertura da edição deste ano de Cannes será Jeane du Barry, da diretora Maïwenn.

Em toda a história do festival, só dois longas dirigidos por mulheres foram premiados com a Palma de Ouro: O Piano, de Jane Campion, em 1993; e Titane, de Julia Ducournau, em 2021. Além disso, apenas duas mulheres venceram o prêmio de direção: Yuliya Solntseva por A Epopéia dos Anos de Fogo (1961), Sofia Coppola por O Estranho que Nós Amamos (2017).


Foto do topo: Daniele Venturelli/Getty Images for The Red Sea International Film Festival

Texto atualizado em 16 de maio de 2023

Top