Pela primeira vez, mais de uma mulher disputará prêmio do Sindicato dos Diretores

Pela primeira vez, mais de uma mulher disputará o principal prêmio do Sindicato dos Diretores (DGA, na sigla em inglês), que anunciou suas indicações nesta terça-feira (9). Chloé Zhao, diretora de Nomadland, e Emerald Fennell, de Bela Vingança, estão na disputa do troféu, considerado um dos melhores indicadores do Oscar.

Globo de Ouro: Chloé Zhao é primeira mulher não branca a ganhar prêmio de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Zhao também é a primeira mulher não branca a competir ao troféu. No total, dez mulheres foram reconhecidas pelo sindicato: Lina Wertmüller, por Pasqualino Sete Belezas; Randa Haines, por Filhos do Silêncio; Barbra Streisand, por O Príncipe das Marés; Jane Campion, por O Piano; Sofia Coppola, por Encontros e Desencontros; Valerie Faris, por Pequena Miss Sunshine (em parceria com Jonathan Dayton); Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror e A Hora Mais Escura; e Greta Gerwig por Lady Bird.

Bigelow foi a única vencedora, por Guerra ao Terror, e depois ganhou o Oscar, sendo até hoje também a única mulher a vencer na categoria. Em 2021, Zhao e Fennell competem com Lee Isaac Chung, por Minari; David Fincher, por Mank; e Aaron Sorkin, por Os 7 de Chicago.

Duas mulheres também concorrem em outra categoria do Sindicato dos Diretores, a de primeiro longa-metragem: são elas Radha Blank, por The Forty-Year-Old Version, e Regina King, por Uma Noite em Miami.

Antes delas, cinco mulheres disputaram nesta categoria: Marielle Heller, por O Diário de uma Adolescente; Kelly Fremon Craig, por Quase 18; Mati Diop, por Atlantique; Melina Matsoukas, por Queen & Slim; e Alma Ha’rel, por Honey Boy – esta última, a única a ganhar o prêmio.

Na categoria de melhor direção de documentário, Amanda McBaine disputa com Boys State (dirigido em parceria com Jesse Moss), e Pippa Ehrlich, com Professor Polvo (parceria com James Reed).

A entrega do prêmio será em 10 de abril.

Top