Pela primeira vez desde 2015, nenhuma mulher disputa Oscar de filme internacional

Em 2022, nenhum longa-metragem dirigido por mulher vai concorrer ao Oscar de filme internacional, categoria que antes era conhecida como melhor filme estrangeiro. É a primeira vez que diretoras estão totalmente ausentes da disputa por esta estatueta desde 2015.

Leia também: Jane Campion disputa Oscar de direção pela segunda vez
Saiba mais: Veja todas as diretoras que concorreram ao Oscar de filme internacional

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

No ano passado, a categoria incluiu dois filmes dirigidos por mulheres entre os cinco indicados, algo que não acontecia desde 2007. Nas edições de 2016 a 2020, havia sempre pelo menos uma diretora na disputa. Até hoje, só três diretoras receberam o prêmio – a última, em 2011.

Concorrer na categoria de filme internacional é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia. Na segunda etapa, uma lista de 15 semifinalistas é divulgada e, mais tarde, são anunciados os cinco filmes escolhidos para de fato disputar a estatueta.

Neste ano, 22 dos 93 longas inscritos para concorrer categoria tinham sido dirigidos ou codirigidos por mulheres, o equivalente a 23,6%. O índice representou uma queda considerável em relação ao registrado entre os pré-candidatos ao Oscar de 2021, que ficara em 35,4% – o mais alto desde que o Mulher no Cinema começou a fazer este levantamento, em 2016.

Ainda assim, quatro longas dirigidos por mulheres ficaram entre os 15 semifinalistas divulgados em dezembro: Colmeia, de Blerta Basholli, que representava o Kosovo; O Homem Ideal, de Maria Schrader, candidato da Alemanha; A Noite do Fogo, de Tatiana Huezo, que buscava a indicação para o México; e Playground, de Laura Wandel, representante da Bélgica. Huezo está indicada ao prêmio do Sindicato dos Diretores de filme de estreia.

Os indicados de 2022 são A Felicidade das Pequenas Coisas, representando o Butão; A Mão de Deus, candidato da Itália; A Pior Pessoa do Mundo, da Noruega; Drive My Car, do Japão; e Flee, da Dinamarca, que entra para a história como o primeiro filme a ser indicado, no mesmo ano, a filme internacional, documentário e animação. A entrega do Oscar 2022 será em 27 de março.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2022:
Pela 2ª vez em 94 anos, uma mulher vai disputar prêmio de fotografia
Dos 10 indicados ao Oscar de melhor filme, dois são dirigidos por mulheres
Mulheres dominam categoria de roteiro adaptado no Oscar 2022
+ Diretoras e produtoras têm forte presença na categoria de documentário

Top