Patty Jenkins rebate crítica de James Cameron: “Mulheres podem ser tudo”

A cineasta Patty Jenkins usou o Twitter para responder às críticas de James Cameron sobre Mulher-Maravilha, feitas em entrevista ao jornal The Guardian, O diretor de Titanic afirmou que a personagem interpretada por Gal Gadot é um “ícone objetificado” e exemplo da “Hollywood masculina fazendo a mesma coisa de sempre”.

Disse, ainda, que o filme é “um passo para trás” em comparação à Sarah Connor, personagem da franquia O Exterminador do Futuro, que ele mesmo criou (em parceria com Gale Anne Hurd) e da qual dirigiu os dois primeiros longas.

“Sarah Connor não era um ícone de beleza. Ela era dura, tinha problemas, era uma péssima mãe e ganhou o respeito da plateia por pura força”, afirmou. “Há muitas mulheres no poder em Hollywood e elas guiam e definem quais filmes são feitos. Acho que – não, não posso explicar isso [a dificuldade de Hollywood em representar mulheres poderosas]. Quantas vezes tenho de demonstrar a mesma coisa outra vez? Sinto como se estivesse berrando em um túnel de vento.”

Depois de muitos comentários críticos ao diretor se espalharem pelas redes sociais, a própria Patty Jenkins decidiu se manifestar. Leia a resposta dela na íntegra, traduzida para o português:

“A incapacidade de James Cameron de entender o que a Mulher-Maravilha é, ou o que ela representa para mulheres do mundo todo, não é surpreendente porque, embora seja um ótimo cineasta, ele não é uma mulher. Mulheres fortes são ótimas. Aprecio seu elogio ao meu filme “Monster: Desejo Assassino”, e ao retrato que fizemos de uma mulher forte e com problemas. Mas se as mulheres sempre têm de ser firmes, duronas e atormentadas para serem fortes; se não estamos livres para sermos multidimensionais ou para celebrarmos um ícone para mulheres de todos os lugares porque ela é atraente e amorosa, então não avançamos muito. Acredito que as mulheres podem e devem ser TUDO, exatamente como os homens também devem ser. Não há tipos certos ou errados de mulheres poderosas. E a enorme plateia que fez deste filme um sucesso certamente pode escolher e julgar seus próprios ícones de progresso.”

Vale lembrar que Mulher-Maravilha já faturou mais de US$ 800 milhões (R$ 2,5 bilhões) nas bilheterias mundiais (sem nem contar o Japão). Nos Estados Unidos, é o sétimo filme inspirado em quadrinhos mais lucrativo de todos os tempos – e o mais lucrativo de todos se não forem consideradas sequências.

Deixe um comentário

Top