Oscar premia “No Ritmo do Coração” e Jane Campion; veja todas as ganhadoras

Em caótica cerimônia realizada neste domingo (27), o Oscar entregou seus dois principais prêmios a longas dirigidos por mulheres: No Ritmo do Coração, de Siân Heder, levou melhor filme, enquanto Jane Campion recebeu o troféu de melhor direção por Ataque dos Cães. Foi o segundo ano consecutivo em que mulheres triunfaram nestas categorias, mas a primeira vez na história em que os prêmios foram para filmes diferentes.

Leia também: Jane Campion vence e Oscar premia terceira diretora em 94 anos
Saiba mais: 10 filmes e séries para conhecer a obra de Jane Campion
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

No Ritmo do Coração e Ataque dos Cães eram os únicos longas dirigidos por mulheres entre os dez indicados ao troféu principal, e tinham em comum, além da direção feminina, o fato de serem distribuídos por empresas de streaming – Apple e Netflix, respectivamente. Como cinema, eram bastante diferentes: o primeiro, uma história com mensagem otimista e feita para agradar públicos amplos; o segundo, um filme mais denso e autoral.

Ataque dos Cães foi visto como favorito durante meses, principalmente após liderar as indicações ao Oscar. No entanto, No Ritmo do Coração se provou um candidato mais popular, sobretudo no sistema de votação preferencial da Academia, no qual os votantes não escolhem um único filme que querem premiar, mas, sim, listam os dez indicados de um a dez, do que mais gostaram ao que menos gostaram. De forma geral, este sistema tende a favorecer produções que geram mais consenso do que controvérsia.

No fim das contas, Ataque dos Cães só venceu um dos 12 prêmios aos quais concorria, enquanto No Ritmo do Coração ganhou nas três categorias que disputava: melhor filme, melhor ator coadjuvante e melhor roteiro adaptado. Remake americano do francês A Família Bélier (2014) e disponível no Amazon Prime Video, No Ritmo do Coração conta a história da adolescente Ruby, única pessoa ouvinte em uma família surda. Incentivada por um professor a fazer uma audição que pode levá-la à faculdade de música, ela se sente dividida entre a paixão pelo canto e o medo de deixar seus pais e seu irmão. 

O filme tem três atores surdos entre os seis principais, incluindo Troy Kotsur, que levou o troféu de ator coadjuvante e elogiou a diretora Sian Heder em seu discurso: “Li um livro do [Steven] Spielberg no qual ele disse que o melhor diretor deve ser um bom comunicador. Sian Heder, você é a melhor comunicadora, porque uniu o mundo surdo e o mundo ouvinte. Você é nossa ponte, e seu nome estará para sempre nessa ponte.”

Além de ser o primeiro vencedor do Oscar a ser distribuído por uma empresa de streaming, No Ritmo do Coração também é apenas o terceiro filme dirigido por uma mulher a vencer na categoria principal. O prêmio, porém, foi aceito por homens, já que é entregue aos produtores.

Só um outro filme com direção ou codireção de mulheres foi premiado pela Academia em 2022: Encanto, de Charise Castro Smith, Jared Bush e Byron Howard (Smith, vale dizer, é muitas vezes creditada como codiretora e não diretora como Bush e Howard, dependendo da fonte). No total, dez mulheres foram premiadas na cerimônia deste ano, uma queda em relação às 17 reconhecidas em 2021.

Nas categorias de atuação, Jessica Chastain ganhou como melhor atriz por Os Olhos de Tammy Faye, enquanto Ariana DeBose levou coadjuvante por Amor, Sublime Amor. “Vocês estão vendo uma mulher queer afro-latina que encontrou sua força na arte”, disse DeBose em seu discurso. “Acho que é isso que estamos aqui para celebrar. Então se alguma vez alguém questionou sua identidade, eu te prometo: existe, sim, um lugar para nós.”

Neste ano, oito estatuetas foram entregues antes de a cerimônia começar, com os discursos dos vencedores editados e inseridos no meio da transmissão. Polêmica desde seu anúncio, a decisão se mostrou ainda pior na prática e colaborou para que o Oscar 2022 parecesse fora de rumo desde o começo. O clima ficou realmente tenso mais tarde, quando o ator Will Smith reagiu com um tapa a um comentário do apresentador Chris Rock sobre sua mulher, Jada Pinkett Smith, em um momento chocante que ofuscou tudo o que aconteceu depois.

Veja todas as mulheres premiadas no Oscar 2022:

Direção
Jane Campion, por Ataque dos Cães

Atriz
Jessica Chastain, por Os Olhos de Tammy Faye

Atriz coadjuvante
Ariana Debose, por Amor, Sublime Amor

Roteiro adaptado
Siân Heder, por No Ritmo do Coração

Animação (produtoras)
Yvett Merino, por Encanto 

Direção de arte
Zsuzsanna Sipos, por Duna

Figurino
Jenny Beavan, por Cruella

Cabelo e maquiagem
Linda Dowds, por Os Olhos de Tammy Faye
Stephanie Ingram, por Os Olhos de Tammy Faye 

Canção original
Billie Eilish, por “No Time to Die”, da trilha de Sem Tempo para Morrer


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Foto do topo: David Livingston/Getty Images

Top