Spirit Awards premia Varda, Gerwig, Dee Rees e Chloé Zhao

Agnès Varda, Greta Gerwig, Dee Rees e Chloé Zhao foram algumas das mulheres premiadas na edição deste ano do Independent Spirit Awards, conhecido como o Oscar do cinema independente americano. A premiação foi realizada neste sábado (3), um dia antes da entrega do prêmio da Academia.

Guia do Oscar: Tudo o que você precisa saber sobre as 51 mulheres indicadas
Recordes: 
Conheça sete mulheres que já fizeram história no Oscar 2018
Cobertura completa: Tudo o que o Mulher no Cinema publicou sobre o Oscar 2018

Gerwig demonstrou grande surpresa ao ganhar o prêmio de melhor roteiro por Lady Bird: A Hora de Voar, do qual também é diretora. No discurso, ela agradeceu aos pais por “sempre assistirem às peças que ela montava na sala de casa”.

Varda foi aplaudida de pé quando subiu ao palco para receber o troféu de melhor documentário por Visages, Villages, ao lado do codiretor, JR, e da produtora Rosalie Varda, que é filha de Agnès. “Nos sentimos bem por estar em um lugar no qual a independência é importante”, disse a cineasta belga, que aos 89 anos também é a pessoa mais velha da história a receber uma indicação em qualquer categoria do Oscar.

A aparição no Spirit Awards tranquilizou quem tinha dúvidas se Varda estaria presente ao prêmio da Academia no domingo – afinal, em outros eventos ela compareceu apenas em uma versão de papelão levada por JR. Uma das imagens mais marcantes deste sábado foi a do encontro de Varda com Gerwig, que estava visivelmente emocionada:

O Spirit Awards também deu troféus especiais e não competitivos para outras duas diretoras: Dee Rees e Chloé Zhao. Rees e seu Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi levaram o prêmio Robert Altman, que reconhece direção, casting e elenco de um filme. Em seu discurso, ela destacou o trabalho de outros profissionais, inclusive Rachel Morrison, que pelo trabalho no filme tornou-se a primeira mulher a concorrer ao Oscar de direção de fotografia.

Já Zhao foi escolhida para receber o primeiro Bonnie Awards, novo troféu do Spirit Awards que será dado a cineastas mulheres em fase intermediária da carreira. O nome faz referência à Bonnie Tiburzi Caputo, primeira mulher a pilotar um avião de uma grande companhia americana, no caso a American Airlines, que patrocina o prêmio de US$ 50 mil.

Nascida na China e baseada nos Estados Unidos, Zhao dirigiu dois longas-metragens: Songs My Brother Taught Me (2015) e The Rider (2017), que disputava o Spirit Awards melhor filme, entregue a Corra!, de Jordan Peele.

Outro destaque foi a vitória de Tatiana S. Riegel, de Eu, Tonya, na categoria de edição. A montadora também concorre ao Oscar no domingo, assim como as atrizes Allison Janney e Frances McDormand, que acrescentaram o Spirit Awards às suas coleções de prêmios e deram mais um passo em direção à estatueta dourada.

O Mulher no Cinema acompanha o Oscar ao vivo a partir das 19h no Twitter. Destaques também serão publicados no Facebook e no Instagram, além da cobertura completa no site.

Veja as mulheres premiadas no Spirit Awards:

Melhor atriz:
Frances McDormand, por Três Anúncios para um Crime

Melhor atriz coadjuvante
Allison Janney, por Eu, Tonya

Melhor roteiro
Greta Gerwig, por Lady Bird: A Hora de Voar

Melhor roteiro de estreia
Emily V. Gordon e Kumail Nanjiani, por Doentes de Amor

Melhor edição
Tatiana S. Riegel, por Eu, Tonya

Melhor documentário
Visages de Villages
, de Agnés Varda e JR
Produzido por Rosalie Varda

Melhor filme de estreia
Indie Goes West, dirigido por Matt Spicer
Coproduzido por Audrey Plaza

Prêmio Robert Altman
Mudbound, dirigido por Dee Rees
Casting: Billy Hopkins, Ashley Ingram
Elenco: Jonathan Banks, Mary J. Blige, Jason Clarke, Garrett Hedlund, Jason Mitchell, Rob Morgan, Carey Mulligan

Bonnie Award
Chloé Zhao
Prêmio Piaget para Produtores
Summer Shelton

Deixe um comentário

Top