Gratuito, Cabíria Festival exibe 35 filmes e homenageia Patrícia Ferreira Pará Yxapy

Uma homenagem à cineasta Patrícia Ferreira Pará Yxapy e uma masterclass com Mounia Meddour, diretora de Papicha (2019), são destaques do Cabíria Festival, que realiza sua segunda edição de 18 a 29 de novembro. Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), neste ano a programação será online e gratuita.

Entrevista: “Sempre haverá um jeito de fazer cinema”, diz Sandra Kogut
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

O evento é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, criado em 2015 por Marília Nogueira para incentivar a criação de protagonistas complexas e bem desenvolvidas. O resultado do prêmio deste ano, que recebeu mais de 250 inscrições, será anunciado na cerimônia de abertura, realizada nesta quarta-feira (18), às 20h30. 

No total, serão exibidos 35 filmes, sendo que 11 deles integram a mostra em homenagem a Patrícia Ferreira Pará Yxapy, indígena da etnia Mbyá-Guarani. A cineasta também participa de um debate sobre sua filmografia e seu processo criativo no dia 25 de novembro, às 19h.

A programação do Cabíria ainda inclui debates, oficinas, painéis e a masterclass de Meddour, realizada em parceria com o Telecine e a Embaixada da França no Brasil. A conversa com a realizadora franco-argelina será exibida no dia 20 de novembro, às 21h, no YouTube do Telecine, que também exibirá o filme Papicha em sessão única marcada para 19 de novembro, às 21h.

Para conhecer a programação completa e as plataformas de exibição dos filmes, acesse o site do festival.

Top