Cannes: números seguem baixos, mas mulheres marcam presença

Numericamente, não há muito a se comemorar no que diz respeito à participação feminina no Festival de Cannes. Dos 21 filmes na competição principal, apenas três são dirigidos por mulheres (no ano passado, foram 2 de 19).

Ao mesmo tempo, o festival tem sido um importante palco de discussões sobre a mulher no cinema. Se a edição de 2015 ficou marcada pelo “heels-gate”, com convidadas sendo barradas por não usarem salto, a deste ano teve Julia Roberts descalça em pleno tapete vermelho, durante a sessão de gala de Jogo do Dinheiro.

Sasha Lane também ficou descalça durante a sessão de fotos de American Honey, enquanto Kristen Stewart e Susan Sarandon apareceram de sapato baixo.

Julia Roberts
Julia Roberts no Festival de Cannes / Foto: Andreas Rentz/Getty Images

Debates realizados em paralelo ao festival contaram com a presença de artistas como Sarandon e Geena Davis, que lembraram os 25 anos do lançamento de Thelma & Louise; Jodie Foster, que criticou o modo como cenas de estupro são usadas em Hollywood; e Chloë Sevigny, que falou sobre o assédio sofrido pelas atrizes.

Cannes também foi palco de dois anúncios importantes. Um deles foi o primeiro projeto da We Do It Together, empresa dedicada a produções feitas e estreladas por mulheres. Intitulado Together Now, o filme vai reunir curtas dirigidos por Catherine Hardwicke, Haifaa Al Mansour, Kátia Lund, Małgorzata Szumowska, Melina Matsoukas, Patricia Riggen e Robin Wright.

O outro anúncio foi o lançamento do Boudica, fundo europeu de financiamento criado para aumentar o número de mulheres trabalhando na indústria cinematográfica. A iniciativa, que anunciará os primeiros contemplados em setembro, vai levar em consideração o gênero dos profissionais na direção, roteiro, produção e elenco, além do equilíbrio geral de homens e mulheres na equipe.

toni erdmann
Imagem do filme “Toni Erdmann”, de Maren Ade

Mas e os filmes? A competição principal exibiu vários longas com protagonistas femininas, como American Honey, From the Land of the Moon, Julieta, Personal Shopper, The Neon Demon, La Fille Inconnue e o brasileiro Aquarius. E ao menos um longa dirigido por mulher – Toni Erdmann, de Maren Ade – está cotado para levar a Palma de Ouro.

Se isso acontecer, será apenas a segunda vez na história que um filme dirigido por mulher será premiado com o troféu mais importante de Cannes. Até hoje, só O Piano, de Jane Campion, conseguiu tal feito, em 1993.

2 thoughts on “Cannes: números seguem baixos, mas mulheres marcam presença

Deixe um comentário

Top