Nenhum longa brasileiro dirigido por mulher competirá no Festival de Gramado

Nenhum filme dirigido por mulher foi selecionado para a competição de longas nacionais do 47º Festival de Gramado, que ocorre de 16 a 24 de agosto na cidade gaúcha. A seleção foi anunciada na terça-feira (9).

Dos sete longas na competição nacional, cinco são estrelados por mulheres: Hebe – A Estrela do Brasil, protagonizado por Andrea Beltrão; Pacarrete, com Marcélia Cartaxo; Raia 4, com Brídia Moni; Veneza, com Carmen Maura e Dira Paes; e Vou Nadar Até Você, com Bruna Marquezine.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Na competição de longas internacionais, três dos sete selecionados têm direção feminina: Dos Fridas, de Ishtar Yasin; El Despertar de las Hormigas, de Antonella Sudasassi Furnis; e La Forma de las Horas, de Paula de Luque. 

Neste ano, o Festival de Gramado também terá uma mostra competitiva de longas-metragens gaúchos. Os filmes em competição nesta nova mostra ainda não foram anunciados.

Na mostra de curtas brasileiros, há sete filmes dirigidos por mulheres entre os 14 selecionados: A Pedra, de Iuli Gerbase; O Véu de Amani, de Renata Diniz; A Mulher que Sou, de Nathália Tereza; Um Tempo Só, de Lane Alves; E o que a Gente Faz Agora?, de Marina Pontes; Apneia, de Carol Sakura e Walkir Fernandes; 

Na competição de curtas gaúchos, são seis filmes de diretoras entre 20 concorrentes: A Pedra, de Iuli Gerbase; O Carnaval de Gregor, de Kiwi Bertola; Quero Ir para Los Angeles, de Juh Balhego; Só sei que Foi Assim, de Giovanna Muzel; Tempestade e a Janela de Papel, de Viviane Locatelli; Tesourinho, de Bruna Dreyer Nery.

A diretora, produtora e roteirista Carla Camurati será homenageada no Festival de Gramado com o Troféu Eduardo Abelin, entregue a cineastas ou entidades. Camurati é conhecida principalmente por Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995), considerado um marco da retomada do cinema brasileiro. 

Veja todos os filmes selecionados para o Festival de Gramado aqui


Foto: Edison Vara / Pressphoto

Deixe um comentário

Top