Nadine Labaki presidirá júri da mostra Um Certo Olhar

A cineasta libanesa Nadine Labaki será a presidente do júri da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, que neste ano começa em 15 de maio. A diretora exibiu todos os seus longas-metragens no evento, incluindo Cafarnaum (2018), ganhador do  Prêmio do Júri.

Leia também: Saiba mais sobre Nadine Labaki, diretora de Cafarnaum
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

“Ser presidente do júri da mostra Um Certo Olhar é prova de que a vida às vezes é melhor do que os nossos sonhos”, afirmou a diretora, em comunicado. “Mal posso esperar para ver os filmes da seleção, debatê-los e encontrar inspiração no trabalho de outros artistas.”

Nadine Labaki nasceu em 1974 em Baabdet, no Líbano. Vivendo em um país em guerra até o início da década de 1990, ela viu a paixão pela sétima arte começar logo na infância, quando tinha o hábito de assistir a muitos filmes com sua irmã. Assim, decidiu estudar cinema, e o fez no próprio país: durante o curso na Universidade St. Joseph, em Beirute, dirigiu o curta 11 Rue Pasteur (1998).

Seguindo na carreira, Labaki participou de workshops de atuação e começou a dirigir comerciais e videoclipes de artistas libaneses e árabes. Em 2004, aproveitou um programa de residência de Cannes para escrever o roteiro de seu primeiro longa, Caramelo, que fez sua estreia mundial na Quinzena dos Realizadores do mesmo festival em 2007. O filme, também dirigido e estrelado por ela, fez enorme sucesso de bilheteria no Líbano e levou a revista americana Variety a incluí-la na lista de cineastas para se “ficar de olho”. 

A carreira prosseguiu com E Agora Onde Vamos? (2011), exibido na própria mostra Um Certo Olhar, e Cafarnaum, único longa com direção de uma mulher a concorrer ao Oscar de filme estrangeiro em 2019.

Deixe um comentário

Top