Mulheres são maioria na categoria de direção do GP do Cinema Brasileiro

Mulheres são maioria entre os indicados ao troféu de melhor direção na edição deste ano do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entregue pela Academia Brasileira de Cinema. As cineastas Daniela Thomas (Vazante), Eliane Caffé (Era o Hotel Cambridge) e Laís Bodanzky (Como Nossos Pais) concorrem na categoria ao lado de Daniel Rezende (Bingo – O Rei das Manhãs) e Fellipe Barbosa (Gabriel e a Montanha).

Os finalistas do prêmio foram anunciados na sexta-feira (20) e o longa de Bodanzky é um dos campeões de indicações: são 10 no total, incluindo melhor longa-metragem de ficção. Era o Hotel Cambridge também disputa a categoria, formando os únicos dois candidatos com direção feminina entre os cinco indicados.

Filmes dirigidos por mulheres concorrem também a melhor documentário e melhor animação. A entrega do prêmio será em 18 de setembro no Rio de Janeiro (RJ) e contará com uma homenagem à atriz Fernanda Montenegro.

Veja as mulheres indicadas ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro:

Longa-metragem de ficção
Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky
Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé

Longa-metragem de documentário
Divinas Divas, de Leandra Leal
Pitanga, de Camila Pitanga e Beto Brant

Longa-metragem de animação
Bruxarias, de Virginia Curia Martinez

Direção
Daniela Thomas, por Vazante
Eliane Caffé, por Era o Hotel Cambridge
Laís Bodanzky, por Como Nossos Pais

Atriz
Carolina Ferraz, por A Glória e a Graça
Caroline Abras, por Gabriel e a Montanha
Dira Paes, por Redemoinho
Leandra Leal, por Bingo – O Rei das Manhãs
Maria Ribeiro, por Como Nossos Pais
Marjorie Estiano, por Entre Irmãs

Atriz coadjuvante
Ana Lucia Torre, por Bingo – O Rei das Manhãs
Camilla Amado, por Redemoinho
Clarisse Abujamra, por Como Nossos Pais
Letícia Colin, por Entre Irmãs
Sandra Corveloni, por A Glória e a Graça

Roteiro original
Carol Benjamin, Leandra Leal e Natara Ney, por Divinas Divas (com Lucas Paraizo)
Daniela Thomas, por Vazante (com Beto Amaral)
Eliane Caffé e Inês Figueiro, por Era o Hotel Cambridge (com Luis Alberto de Abreu)
Laís Bodanzky, por Como Nossos Pais (com Luiz Bolognesi)

Roteiro adaptado
Flávia Lins e Silva e Mirna Nogueira, por DPA – Detetives do Prédio Azul (com LG Bayão)
Patrícia Andrade, por Entre Irmãs

Direção de arte
Carla Caffé, por Era o Hotel Cambridge

Figurino
Ana Avelar, por Entre Irmãs
Kika Lopes, por O Filme da Minha Vida
Verônica Julian, por Bingo – O Rei das Manhãs

Maquiagem
Anna Van Steen, por Bingo – O Rei das Manhãs
Anna Van Steen, por Malasartes e o Duelo com a Morte
Emi Sato, por João, o Maestro
Marlene Moura, por O Filme da Minha Vida (com Uirandê Holanda)

Montagem de documentário
Abigail Spindel, por Waiting For B
Juliana Munhoz, por Pitanga
Laís Lifschitz, por No Intenso Agora (com Eduardo Escorel)
Natara Ney, por Divinas Divas

Som
Simone Alves, por A Glória e a Graça (com José Moreau Louzeiro e Ariel Henrique)

Trilha sonora
Beth Beli, por Pitanga (com Rica Amabis)

Curta-metragem de animação
Torre, de Nádia Mangolini

Curta-metragem de documentário
Bambas, de Anna Furtado
Em Busca da Terra Sem Males, de Anna Azevedo
Ocupação do Hotel Cambridge, de Andrea Mendonça

Curta-metragem de ficção
A Passagem do Cometa, de Juliana Rojas
De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos, de Nathália Tereza
Tentei, de Laís Melo
The Beast, de Samantha Nell e Michael Wahrmann

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