Mulheres são 50% do comitê de seleção da Quinzena dos Realizadores de Cannes

Pelo menos uma das promessas por maior igualdade de gênero feitas durante a última edição do Festival de Cannes está sendo cumprida: o comitê de seleção da Quinzena dos Realizadores será formado por número igual de homens e mulheres.

Leia também: Diretores de Cannes prometem buscar transparência e igualdade de gênero
Listas: Conheça os principais prêmios recebidos por mulheres na história de Cannes
Saiba mais: Agnès Varda e Cate Blanchett lideram protesto de 82 mulheres em Cannes

A nova formação do comitê foi anunciada nesta terça-feira (17) e terá Anne Delseth, Claire Diao (foto) e Valentina Novati, além de Morgan Pokee, Paolo Bertolin e Paolo Moretti, que dirige a Quinzena dos Realizadores. A paridade de gênero se estende também aos grupos de conselheiros e correspondentes regionais, que terão duas mulheres e dois homens cada.

Em maio, os diretores de Cannes assinaram um compromisso por maior igualdade de gênero e transparência na realização do evento. A assinatura da carta aconteceu dois dias depois do protesto que reuniu 82 mulheres no tapete vermelho do festival, incluindo a então presidente do júri, Cate Blanchett, e a cineasta belga Agnès Varda.

Durante o evento, o diretor artístico de Cannes, Thierry Fremaux, chamou a atenção para o fato de que três homens estavam assinando o documento – além dele e de Paolo Moretti, também o diretor da Semana da Crítica, Charles Tesson. No documento, o festival se comprometeu a desempenhar três ações principais: oferecer estatísticas relativas a gênero, sobretudo no que diz respeito aos filmes inscritos; garantir transparência sobre os integrantes dos comitês de seleção e programação; e ter paridade de gênero no corpo executivo.

A carta foi criada pelo grupo francês 5050×2020 e pode ser lida na íntegra online.

Deixe um comentário

Top