Mulheres são 49% dos artistas convidados a entrar para a Academia do Oscar

No que se tornou uma tentativa anual de aumentar a diversidade entre seus membros, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega do Oscar, convidou um número recorde de artistas para fazerem parte do grupo: 928 pessoas de 59 países, sendo 49% mulheres e 38% não brancos. De acordo com a Academia, nove de seus “braços” – atores, diretores de casting, figurinistas, documentaristas, executivos, editores, artista de cabelo e maquiagem, produtores e relações públicas – convidaram mais mulheres do que homens.

Oscar 2018: Cerimônia dá final amargo para temporada de prêmios eletrizante
Leia também: Veja os longas de diretoras que já disputaram o Oscar de melhor filme
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de direção

A lista de convidados de 2018 foi divulgada nesta segunda-feira (25). Se todos os artistas aceitarem ser membros, a porcentagem de mulheres na Academia irá passar de 28% para 31% e a de pessoas não brancas, de 13% para 16%. Em 2015, estes índices eram de 25% e 8%, respectivamente.

Entres as convidadas estão seis mulheres brasileiras: a atriz Alice Braga, as diretoras Petra Costa, Maria Augusta Ramos e Helena Solberg, a montadora Karen Harley e a produtora Vania Catani. Os homens brasileiros convidados foram o músico Carlinhos Brown, o editor Felipe Lacerda e o diretor Mauricio Osaki.

Outros nomes na lista incluem as atrizes Daniela Vega, Quvenzhane Wallis, Tiffany Haddish, Daisy Ridley, Jennifer Grey e Ann Dowd; as diretoras Alice Rohrwacher, Nadine Labaki, Angela Robinson, Chloé Zhao e Rebecca Zlotowski; a compositora Sofia Gubaidulina, a diretora de fotografia Paula Huidobro, a roteirista Emily V. Gordon, entre muitas outras.

A preocupação com a diversidade da Academia ganhou força em 2016 depois de, pelo segundo ano consecutivo, nenhum ator ou atriz negra ter recebido indicações ao prêmio. Nas redes sociais, usuários passaram a usar a hashtag #OscarsSoWhite, enquanto alguns artistas boicotaram a cerimônia. A principal resposta da Academia tem sido modificar a composição de seus membros, que participam das votações e definem os indicados.

Veja a lista completa de convidados aqui

Deixe um comentário

Top