Mulheres são 4 de 6 indicados ao prêmio de direção no Bafta, o Oscar britânico

Mulheres são maioria entre os indicados ao prêmio de direção do British Academy Film Awards, ou Bafta, o Oscar do cinema britânico. As indicações, anunciadas na terça-feira (9), são notáveis pela presença de mulheres e pessoas não brancas, refletindo as mudanças implementadas ao processo de votação no último ano.

Leia também: Pela primeira vez, mais de uma mulher disputará prêmio dos Diretores
Globo de Ouro: Chloé Zhao é primeira mulher não branca a ganhar prêmio de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Além de ter muitas mulheres, a categoria de direção está mais internacional. Disputam a chinesa-americana Chloé Zhao, por Nomadland; a bósnia Jasmila Žbanić, por Quo Vadis, Aida?; a britânica Sarah Gavron, por Rocks; e a australiana Shannon Murphy, por Dente de Leite. Os concorrentes homens são o americano Lee Isaac Chung, por Minari; e o dinamarquês Thomas Vinterberg, por Druk – Mais Uma Rodada.

Nomadland e Rocks, aliás, são os líderes de indicações, disputando sete prêmios cada.

Na categoria de melhor atriz, mulheres não brancas são maioria. Concorrem Bukky Bakray, por Rocks; Radha Blank, por The Forty-Year-Old Version; Vanessa Kirby, por Pieces of a Woman; Frances McDormand, por Nomadland; Wunmi Mosaku, por His House; e Alfre Woodard, por Clemência.

É um cenário bem diferente do de 2020, quando nenhuma mulher disputou o prêmio de direção e todos os atores e atrizes indicados ao Bafta eram brancos. As críticas às indicações do ano passado levaram à revisão das regras da premiação, implementadas em setembro, que incluíram a expansão da categoria de melhor filme britânico para 10 concorrentes e a introdução de mil novos integrantes de grupos subrepresentados. 

Mais importante, porém, foi a alteração do processo de votação em si. No caso da categoria de direção, por exemplo, os integrantes desta área específica votaram em seus candidatos favoritos e todos os oito homens e as oito mulheres mais citadas foram automaticamente classificadas como semifinalistas. Depois, um júri avaliou os outros dez filmes mais votados e escolheram mais quatro semifinalistas – duas mulheres e dois homens.

Estes 20 nomes – dez homens e dez mulheres – foram então considerados por todos os membros votantes, que então chegaram aos seis que agora estão na disputa pelo prêmio.

Os ganhadores do Bafta serão conhecidos em duas cerimônias, realizadas em 10 e 11 de abril.


Foto do topo: Jasmila Žbanić – Crédito: Kemal Softic / The Associated Press

Top