Mulheres são 39% dos artistas convidados a entrar para a Academia

Em mais uma tentativa de aumentar a diversidade entre seus membros, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega do Oscar, convidou um número recorde de artistas para fazerem parte do grupo: 774 pessoas, sendo 39% mulheres e 30% não brancos. De acordo com a Academia, sete de seus “braços” – atores, diretores de casting, figurinistas, documentaristas, executivos e editores – convidaram mais mulheres do que homens.

Leita também: Oscar fica #LessWhite, mas continua #SoMale

Entre as convidadas estão as atrizes Monica Bellucci, Naomie Harris, Fan Bingbing, Aishwarya Rai Bachchan, Gal Gadot, Charlotte Gainsbourg, Leslie Jones, Sarah Paulson e Kate McKinnon; as diretoras Emmanuelle Bercot, Ildikó EnyediAthina Rachel Tsangari e Cate Shortland; e as roteiristas Katie Dippold, Brit Marling, Márta Mészáros e Céline Sciamma.

A lista, divulgada na quarta-feira (28), inclui nove artistas brasileiros, mas apenas uma mulher: a cineasta e diretora de fotografia Heloísa Passos, que fará parte da área de documentário. Os demais são o ator Rodrigo Santoro, os diretores Kleber Mendonça Filho, Cacá Diegues, Karim Aïnouz e Nelson Rodrigues dos Santos, os diretores de fotografia Affonso Beato e Walter Carvalho e o roteirista Mauricio Zacharias.

A preocupação com a diversidade começou no ano passado, quando, pela segunda vez consecutiva, nenhum ator ou atriz negra recebeu indicações ao prêmio. Nas redes sociais, usuários passaram a usar a hashtag #OscarsSoWhite, enquanto alguns artistas boicotaram a cerimônia. A principal resposta da Academia tem sido modificar a composição de seus mais de 6 mil membros, que no início de 2016 eram 92% brancos e 75% homens.

Veja a lista completa de convidados aqui

Deixe um comentário

Top