Mulheres dominam indicações ao prêmio de 1º filme do Sindicato dos Diretores

Há boas e más notícias nas indicações deste ano ao prêmio do Sindicato dos Diretores (DGA, na sigla inglês), anunciadas nesta quarta-feira (11): nenhuma mulher vai disputar o troféu principal, de melhor direção de longa-metragem de ficção, mas quatro diretoras estão entre os cinco indicados ao prêmio de melhor primeiro filme.

As concorrentes nesta categoria são as cineastas Alice Diop, por Saint Omer; Antoneta Alamat Kusijanović, por Murina; Audrey Diwan, por O Acontecimento; e Charlotte Wells [foto], por Aftersun. O quinto indicado é John Patton Ford, diretor de Emily the Criminal.

Saiba mais: Veja todas as mulheres indicadas ao Oscar de direção
Apoie:
Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Outras onze mulheres já tinham sido indicadas na categoria de filme de estreia: Rebecca Hall, por Identidade; Tatiana Huezo, por A Noite do Fogo; Emma Seligman, por Shiva Baby; Radha Blank, por The Forty-Year-Old Version; Regina King, por Uma Noite em Miami…; Marielle Heller, por O Diário de uma Adolescente; Kelly Fremon Craig, por Quase 18; Mati Diop, por Atlantique; Melina Matsoukas, por Queen & Slim; Alma Har’el, por Honey Boy; e Maggie Gyllenhall, por A Filha Perdida. As duas últimas venceram o prêmio.

O DGA Awards é considerado uma das principais prévias do Oscar, e o fato de nenhuma cineasta concorrer à categoria principal diminui a expectativa pela indicação de mulheres ao Oscar de direção. As únicas três mulheres que ganharam o troféu da Academia – Kathryn Bigelow, Chloé Zhao e Jane Campion – também venceram, antes, o prêmio do Sindicato dos Diretores.

Neste ano, as indicações ao Oscar serão anunciadas em 24 de janeiro. A entrega do prêmio do Sindicato dos Diretores será em 18 de fevereiro.

Top